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https://bdm.unb.br/handle/10483/21901
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2017_ArthurSalesVasconcelos_tcc.pdf | 499,51 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
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Campo Dublin Core | Valor | Língua |
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dc.contributor.advisor | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Arthur Sales | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Arthur Sales. Análise motivacional aplicada a um time universitário de rugby. 2017. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo realizar uma análise do clima motivacional de um time feminino universitário de Rugby 7’s, através dos fatores de orientação às metas (ego e tarefa). Para a análise do clima motivacional foi aplicado o Questionário de Percepção do Clima Motivacional (PMCSQ-2) e um questionário aberto para compreensão do comportamento das jogadoras com discrepantes da média do grupo. Participaram da amostra, 19 jogadoras da modalidade Rugby 7’s participantes do time da UnB, selecionadas por conveniência com idade de 23,6 anos ± 3,0. Os resultados obtidos em cada fator do questionário foram orientação ao ego = 2,37 e orientação à tarefa = 4,49, além dos casos discrepantes a partir da média, os quais alguns foram analisados mais profundamente. Estes resultados mostraram um time com altos níveis de orientação à tarefa, sugerindo que os valores trabalhados nessa equipe geram um ambiente centrado no desenvolvimento individual e no prazer pela prática. Os níveis de orientação ao ego foram considerados baixos, sugerindo no caso deste time, uma possível ação de evitar comparações entre as jogadoras, estratégia utilizada para não gerar frustrações, considerando a grande heterogeneidade do time com relação aos níveis de habilidades técnicas. As recomendações para a intervenção foram baseadas no trabalho em grupo e na autorregulação das jogadoras, com o intuito de sugerir estratégias de ação perante as diferentes influências internas, externas e objetivos traçados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogadores de rúgbi | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ego (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esportes - aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.title | Análise motivacional aplicada a um time universitário de rugby | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-25T14:34:17Z | - |
dc.date.available | 2019-04-25T14:34:17Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21901 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this study was analyze the motivational climate of university female time of Rugby 7's, through goal-oriented factors (ego and task). For a motivational climate analysis, the Motivational Climate Perception Questionnaire (PMCSQ-2) was applied and an open questionnaire was used to understand the behavior of the female players with group average discrepancies. Participated in the sample, 19 players of the Unb Rugby 7 participants, selected for convenience with age of 23.6 years old ± 3.0. The results obtained in each factor of the questionnaire were ego orientation = 2.37 and the task orientation = 4.49, besides the discrepant cases from the average, which were analyzed more deeply. These results showed a time with high levels of task orientation, suggesting that the work systems are centered environment with individual development and pleasure for the practice. The levels of ego orientation suggesting in the case of this time, a possible action to avoid comparisons between players, strategy used to avoid frustration, considering a great heterogeneity of time in relation to levels of technical skills. The recommendations for intervention were based on the group work and the self-regulation of the players, with the purpose of suggesting the strategy of action to the different internal, external influences and objectives traced. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física |
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