Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21894
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanielaJunqueiraCarvalho_tcc.pdf7,53 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Manejo de águas pluviais urbanas com solução de baixo impacto para área residencial : estudo de caso Setor Habitacional Taquari etapa 1 trecho 2/DF
Autor(es): Carvalho, Daniela Junqueira
Orientador(es): Koide, Sérgio
Coorientador(es): Costa, Maria Elisa Leite
Assunto: Valas
Escoamento urbano
Data de apresentação: 7-Dez-2018
Data de publicação: 25-Abr-2019
Referência: CARVALHO, Daniela Junqueira. Manejo de águas pluviais urbanas com solução de baixo impacto para área residencial: estudo de caso Setor Habitacional Taquari etapa 1 trecho 2/DF. 2018. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A ocupação urbana gera diversos impactos no ciclo hidrológico, que são agravados em áreas sensíveis ambientalmente. O manejo de águas pluviais possui papel fundamental no controle desses impactos, porém, ainda hoje, é utilizada uma abordagem que não prioriza a retenção e infiltração do escoamento superficial ao longo da bacia de drenagem. O Setor Habitacional Taquari, no Distrito Federal, é uma região destinada à expansão urbana localizada em área de recarga de aquíferos. Tendo em vista a necessidade de uma drenagem mais sustentável na área, o presente trabalho analisou uma proposta de solução de baixo impacto feita em cima do projeto de urbanismo para o Trecho 2 da 1ª Etapa do setor, comparando-a à rede de drenagem convencional projetada, por meio de simulação hidrológica realizada com o modelo SWMM. A simulação foi executada com uma série contínua de precipitações em três diferentes cenários: de pré desenvolvimento, de ocupação urbana com rede projetada e de ocupação urbana com implementação das valas de infiltração. Somente um dos anos da série utilizada teve precipitação acima da média, enquanto os outros dois foram considerados anos normais em termos de precipitação total anual. A modelagem hidrológica mostrou que a urbanização gera significativas alterações no ciclo hidrológico de pré desenvolvimento, reduzindo a infiltração e aumentando o volume de escoamento superficial e de saída no lançamento final da área drenada, o que ocorreu em todos os anos simulados. Mesmo a infiltração com as valas sendo um pouco menor do que a infiltração de pré desenvolvimento, a reposição de infiltração em relação às condições naturais do terreno foi até 64% maior no cenário com implementação desses dispositivos quando comparada ao cenário da rede projetada, o que mostrou a capacidade desses dispositivos de reduzir impactos da urbanização. As valas promoveram também uma diminuição de até 85% do volume de águas pluviais que chega até o lançamento final da área, reduzindo no mínimo 93% do valor da vazão de pico. Constata-se ainda a possibilidade de melhor implementação das soluções de baixo impacto quando essas são associadas ao desenho urbano.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons