Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2188
Título: | A importância da psicomotricidade para o processo de alfabetização |
Autor(es): | Medeiros, Ana Cláudia Costa |
Orientador(es): | Campos, Penélope Machado Ximenes |
Assunto: | Capacidade motora Educação inclusiva Medicalização |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 2-Dez-2011 |
Referência: | MEDEIROS, Ana Cláudia Costa. A importância da psicomotricidade para o processo de alfabetização. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho evidencia a necessidade do entendimento dos professores sobre a educação psicomotora e sua influência na intervenção das dificuldades no processo de alfabetização. Atendendo a este objetivo utilizamos como referencial a pesquisa qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica sobre o assunto, enfatizando seus principais aspectos. Os resultados apontam para a necessidade de introdução do tema psicomotricidade como disciplina nos cursos de formação de professores, para a necessidade de utilização de atividades psicomotoras planejadas na rotina das instituições escolares e para a necessidade de um profissional especializado (professor de educação física) nas escolas de educação infantil e séries iniciais. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2188 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons