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dc.contributor.advisorCampos, Penélope Machado Ximenes-
dc.contributor.authorMedeiros, Ana Cláudia Costa-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Ana Cláudia Costa. A importância da psicomotricidade para o processo de alfabetização. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente trabalho evidencia a necessidade do entendimento dos professores sobre a educação psicomotora e sua influência na intervenção das dificuldades no processo de alfabetização. Atendendo a este objetivo utilizamos como referencial a pesquisa qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica sobre o assunto, enfatizando seus principais aspectos. Os resultados apontam para a necessidade de introdução do tema psicomotricidade como disciplina nos cursos de formação de professores, para a necessidade de utilização de atividades psicomotoras planejadas na rotina das instituições escolares e para a necessidade de um profissional especializado (professor de educação física) nas escolas de educação infantil e séries iniciais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCapacidade motoraen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordMedicalizaçãoen
dc.titleA importância da psicomotricidade para o processo de alfabetizaçãoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-12-02T13:20:53Z-
dc.date.available2011-12-02T13:20:53Z-
dc.date.issued2011-12-02T13:20:53Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2188-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2188-
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