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Título: Relicário Tarkovsky : as imagens, o artista, a conexão
Autor(es): Almada, Isabella Fernades
Orientador(es): Campos, Pablo Gonçalo Pires de
Coorientador(es): Amaral, Luiza Spínola
Assunto: Tarkovski, Andrei, 1932-1986
Diretores e produtores de cinema
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 24-Abr-2019
Referência: ALMADA, Isabella Fernades. Relicário Tarkovsky: as imagens, o artista, a conexão. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este estudo propõe uma investigação do gênio artístico do cineasta Andrei Tarkovsky, a partir da análise da sua obra escrita, dos seus diários e da sua filmografia. Esta pesquisa identifica três dos temas mais recorrentes na obra do diretor; as imagens, a experiência do artista e a conexão entre criador e aquele que acessa sua obra. A busca por compreender a formação das imagens construídas nos planos cinematográficos a partir das memórias de Tarkovsky será fundamentada nas teorias de Hans Belting sobre as imagens íntimas, a ideia de imagem-lembrança de Henri Bergson, e a relação entre sonho e imagem proposta por Pasolini, que serão relacionados com as reflexões e vivências do diretor sobre o tema e o seu desenvolvimento no filme Solaris. Nas questões referentes à experiência do artista serão desenvolvidas convergências entre a obra do diretor e seus relatos biográficos no filme Stalker, identificando as principais concepções do diretor sobre como se dá a experiência do artista. Por meio das análises dos escritos de Tarkovsky será proposto um desvelamento da sua compreensão do que é a conexão que une o artista e seu público.
Abstract: This study proposes an investigation of the artistic genius of the filmmaker Andrei Tarkovsky, from the analysis of his written work, his diaries and his filmography. This research identifies three of the most recurrent themes in the director's work; the images, the experience of the artist and the connection between the creator and the one who accesses his work. The search for understanding the formation of the images constructed in the cinematographic planes from Tarkovsky's memories, will be based on Hans Belting's theories on intimate images, the idea of image-memory of Henri Bergson, and the relation between dream and image proposed by Pasolini , that will be related to the reflections and experiences of the director on the subject and its development in the film Solaris. In questions related to the artist's experience will be developed convergences between the director's work and his memoir biographical in the film Stalker, identifying the principal conceptions of the director about how the experience of the artist. Through the analysis of Tarkovsky's writings will be proposed an unveiling of his understanding of the connection between the artist and his audience.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2018.
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