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dc.contributor.advisorCampos, Pablo Gonçalo Pires de-
dc.contributor.authorAlmada, Isabella Fernades-
dc.identifier.citationALMADA, Isabella Fernades. Relicário Tarkovsky: as imagens, o artista, a conexão. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo propõe uma investigação do gênio artístico do cineasta Andrei Tarkovsky, a partir da análise da sua obra escrita, dos seus diários e da sua filmografia. Esta pesquisa identifica três dos temas mais recorrentes na obra do diretor; as imagens, a experiência do artista e a conexão entre criador e aquele que acessa sua obra. A busca por compreender a formação das imagens construídas nos planos cinematográficos a partir das memórias de Tarkovsky será fundamentada nas teorias de Hans Belting sobre as imagens íntimas, a ideia de imagem-lembrança de Henri Bergson, e a relação entre sonho e imagem proposta por Pasolini, que serão relacionados com as reflexões e vivências do diretor sobre o tema e o seu desenvolvimento no filme Solaris. Nas questões referentes à experiência do artista serão desenvolvidas convergências entre a obra do diretor e seus relatos biográficos no filme Stalker, identificando as principais concepções do diretor sobre como se dá a experiência do artista. Por meio das análises dos escritos de Tarkovsky será proposto um desvelamento da sua compreensão do que é a conexão que une o artista e seu público.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTarkovski, Andrei, 1932-1986pt_BR
dc.subject.keywordDiretores e produtores de cinemapt_BR
dc.titleRelicário Tarkovsky : as imagens, o artista, a conexãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-24T13:26:48Z-
dc.date.available2019-04-24T13:26:48Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21886-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoAmaral, Luiza Spínola-
dc.description.abstract1This study proposes an investigation of the artistic genius of the filmmaker Andrei Tarkovsky, from the analysis of his written work, his diaries and his filmography. This research identifies three of the most recurrent themes in the director's work; the images, the experience of the artist and the connection between the creator and the one who accesses his work. The search for understanding the formation of the images constructed in the cinematographic planes from Tarkovsky's memories, will be based on Hans Belting's theories on intimate images, the idea of image-memory of Henri Bergson, and the relation between dream and image proposed by Pasolini , that will be related to the reflections and experiences of the director on the subject and its development in the film Solaris. In questions related to the artist's experience will be developed convergences between the director's work and his memoir biographical in the film Stalker, identifying the principal conceptions of the director about how the experience of the artist. Through the analysis of Tarkovsky's writings will be proposed an unveiling of his understanding of the connection between the artist and his audience.pt_BR
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