Título: | Relicário Tarkovsky : as imagens, o artista, a conexão |
Autor(es): | Almada, Isabella Fernades |
Orientador(es): | Campos, Pablo Gonçalo Pires de |
Coorientador(es): | Amaral, Luiza Spínola |
Assunto: | Tarkovski, Andrei, 1932-1986 Diretores e produtores de cinema |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 24-Abr-2019 |
Referência: | ALMADA, Isabella Fernades. Relicário Tarkovsky: as imagens, o artista, a conexão. 2018. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este estudo propõe uma investigação do gênio artístico do cineasta Andrei
Tarkovsky, a partir da análise da sua obra escrita, dos seus diários e da sua
filmografia. Esta pesquisa identifica três dos temas mais recorrentes na obra do
diretor; as imagens, a experiência do artista e a conexão entre criador e aquele que
acessa sua obra. A busca por compreender a formação das imagens construídas nos
planos cinematográficos a partir das memórias de Tarkovsky será fundamentada nas
teorias de Hans Belting sobre as imagens íntimas, a ideia de imagem-lembrança de
Henri Bergson, e a relação entre sonho e imagem proposta por Pasolini, que serão
relacionados com as reflexões e vivências do diretor sobre o tema e o seu
desenvolvimento no filme Solaris. Nas questões referentes à experiência do artista
serão desenvolvidas convergências entre a obra do diretor e seus relatos biográficos
no filme Stalker, identificando as principais concepções do diretor sobre como se dá a
experiência do artista. Por meio das análises dos escritos de Tarkovsky será proposto
um desvelamento da sua compreensão do que é a conexão que une o artista e seu
público. |
Abstract: | This study proposes an investigation of the artistic genius of the filmmaker
Andrei Tarkovsky, from the analysis of his written work, his diaries and his filmography.
This research identifies three of the most recurrent themes in the director's work; the
images, the experience of the artist and the connection between the creator and the
one who accesses his work. The search for understanding the formation of the images
constructed in the cinematographic planes from Tarkovsky's memories, will be based
on Hans Belting's theories on intimate images, the idea of image-memory of Henri
Bergson, and the relation between dream and image proposed by Pasolini , that will
be related to the reflections and experiences of the director on the subject and its
development in the film Solaris. In questions related to the artist's experience will be
developed convergences between the director's work and his memoir biographical in
the film Stalker, identifying the principal conceptions of the director about how the
experience of the artist. Through the analysis of Tarkovsky's writings will be proposed
an unveiling of his understanding of the connection between the artist and his
audience. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2018. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|