Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dantas, Edmundo Brandão | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Carolina Fiche Seabra Kauffmann do | - |
dc.contributor.author | Ricarte, Yolanda de Melo Farias | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Carolina Fiche Seabra Kauffmann do; RICARTE, Yolanda de Melo Farias. Greenwashing e consumo consciente: um estudo da comunicação de embalagens de xampu pelas consumidoras do Distrito Federal. 2018. 136 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de estudos feitos sobre Greenwashing, rotulagem ambiental,
tendências sustentáveis no mercado cosmético e a utilização de selos e certificados
em xampus surgiu a necessidade de comprovar se as consumidoras entendem o
que as marcas estão comunicando ao dizer que são verdes, naturais, amigas do
meio ambiente, veganas, entre outras qualificações. Além de iniciar uma discussão
teórica sobre a prática de Greenwashing, caracterizada neste trabalho como
estratégia de marketing com o intuito de criar uma imagem positiva nos
consumidores ocultando ou desviando a atenção de outros impactos negativos
gerados pela marca, o presente trabalho se propôs a analisar, sob forma de
entrevistas semi-estruturadas, a percepção das consumidoras, residentes no Distrito
Federal, sobre xampus que se dizem ambientalmente responsáveis através do
rótulo do produto. O objetivo das entrevistas foi identificar o que as consumidoras
pensam sobre os rótulos de xampus e investigar a influência dos mesmos na
decisão de compra. Concluiu-se que as entrevistadas acreditam na importância da
sustentabilidade, embora isso não influencie diretamente no processo de decisão de
compra. Dentre os fatores determinantes nesse processo de decisão, surgiram
alguns pontos principais, como a informação disponível no rótulo, os benefícios
causados para a saúde, o preço, o aroma e as indicações de outros usuários. Ainda
que o discurso do Greenwashing seja pouco explorado, observou-se sua prática por
parte das marcas analisadas no presente trabalho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo consciente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cosméticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produtos de beleza - consumo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - comportamento de compra | pt_BR |
dc.title | Greenwashing e consumo consciente : um estudo da comunicação de embalagens de xampu pelas consumidoras do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-18T11:34:34Z | - |
dc.date.available | 2019-04-18T11:34:34Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21873 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Studies about Greenwashing, environmental labeling, sustainable trends in
the cosmetic market as well as the use of stamps and shampoo certificates have
shown it is essential that consumers understand what brands are communicating by
saying they are green, natural, eco-friendly, or vegan, among other qualifications.
The purpose of this paper is to analyze the perception of consumers from the
Federal District of Brazil about shampoos that claim to be environmentally
responsible on their product label. The present study was conducted through
semi-structured interviews. First, we discuss the practice of Greenwashing, which is
characterized as a marketing strategy aimed at creating a positive image in
consumers by hiding or diverting attention from other negative impacts generated by
the brand. The purpose of the interviews here made was to identify what consumers
think about shampoo labels and investigate their influence on the purchase decision.
Based on the answers, it was possible to conclude that the interviewees believe that
sustainability is an important subject, despite not having directly influenced the
purchase decision process. Among the determining factors in this process, were the
information available on the labels, health benefits, price, smell, and user reviews.
Although the practice of Greenwashing is not extensively discuss | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Des études réalisées sur le greenwashing, l’étiquetage environnemental, les
tendances durables du marché des cosmétiques, la certification et la labellisation de
shampooing soulignent la nécessité de voir si les consommateurs comprennent les
communications visant à présenter les marques comme étant vertes, naturelles,
respectueuses de l’environnement, véganes, entre autres qualifications. En plus de
lancer une discussion théorique sur la pratique du greenwashing, caractérisée dans
ce travail par une stratégie marketing visant à créer une image positive chez les
consommateurs, dissimulant ou détournant l’attention d’autres impacts négatifs
générés par la marque, le présent travail a eu pour objectif d’analyser la perception
des consommateurs résidant dans le district fédéral au sujet de shampooings qui
prétendent être responsables vis-à-vis de l'environnement par le biais de l'étiquette
du produit. Des entretiens semi-structurés ont été réalisé dans le but de déterminer
ce que les consommateurs pensent des étiquettes de shampoing et d’enquêter sur
leur influence sur la décision d’achat. Sur la base des réponses obtenues, il a été
possible de conclure que les personnes interrogées estiment que le critère
écologique est important, même si celui-ci n’a pas directement influencé le
processus de décision d’achat. Parmi les facteurs déterminants de ce processus,
l’étude a mis en évidence l’importance d’informations disponibles sur l’étiquette, des
avantages pour la santé, du prix, des parfums et des indications d’autres utilisateurs.
Bien que le discours du greenwashing soit peu exploité, il a été possible d'observer
que les marques analysées dans le présent travail y ont recours. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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