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Título: Greenwashing e consumo consciente : um estudo da comunicação de embalagens de xampu pelas consumidoras do Distrito Federal
Autor(es): Nascimento, Carolina Fiche Seabra Kauffmann do
Ricarte, Yolanda de Melo Farias
Orientador(es): Dantas, Edmundo Brandão
Assunto: Consumo consciente
Cosméticos
Produtos de beleza - consumo
Consumidores - comportamento de compra
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 18-Abr-2019
Referência: NASCIMENTO, Carolina Fiche Seabra Kauffmann do; RICARTE, Yolanda de Melo Farias. Greenwashing e consumo consciente: um estudo da comunicação de embalagens de xampu pelas consumidoras do Distrito Federal. 2018. 136 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A partir de estudos feitos sobre Greenwashing, rotulagem ambiental, tendências sustentáveis no mercado cosmético e a utilização de selos e certificados em xampus surgiu a necessidade de comprovar se as consumidoras entendem o que as marcas estão comunicando ao dizer que são verdes, naturais, amigas do meio ambiente, veganas, entre outras qualificações. Além de iniciar uma discussão teórica sobre a prática de Greenwashing, caracterizada neste trabalho como estratégia de marketing com o intuito de criar uma imagem positiva nos consumidores ocultando ou desviando a atenção de outros impactos negativos gerados pela marca, o presente trabalho se propôs a analisar, sob forma de entrevistas semi-estruturadas, a percepção das consumidoras, residentes no Distrito Federal, sobre xampus que se dizem ambientalmente responsáveis através do rótulo do produto. O objetivo das entrevistas foi identificar o que as consumidoras pensam sobre os rótulos de xampus e investigar a influência dos mesmos na decisão de compra. Concluiu-se que as entrevistadas acreditam na importância da sustentabilidade, embora isso não influencie diretamente no processo de decisão de compra. Dentre os fatores determinantes nesse processo de decisão, surgiram alguns pontos principais, como a informação disponível no rótulo, os benefícios causados para a saúde, o preço, o aroma e as indicações de outros usuários. Ainda que o discurso do Greenwashing seja pouco explorado, observou-se sua prática por parte das marcas analisadas no presente trabalho.
Abstract: Studies about Greenwashing, environmental labeling, sustainable trends in the cosmetic market as well as the use of stamps and shampoo certificates have shown it is essential that consumers understand what brands are communicating by saying they are green, natural, eco-friendly, or vegan, among other qualifications. The purpose of this paper is to analyze the perception of consumers from the Federal District of Brazil about shampoos that claim to be environmentally responsible on their product label. The present study was conducted through semi-structured interviews. First, we discuss the practice of Greenwashing, which is characterized as a marketing strategy aimed at creating a positive image in consumers by hiding or diverting attention from other negative impacts generated by the brand. The purpose of the interviews here made was to identify what consumers think about shampoo labels and investigate their influence on the purchase decision. Based on the answers, it was possible to conclude that the interviewees believe that sustainability is an important subject, despite not having directly influenced the purchase decision process. Among the determining factors in this process, were the information available on the labels, health benefits, price, smell, and user reviews. Although the practice of Greenwashing is not extensively discuss
Résumé: Des études réalisées sur le greenwashing, l’étiquetage environnemental, les tendances durables du marché des cosmétiques, la certification et la labellisation de shampooing soulignent la nécessité de voir si les consommateurs comprennent les communications visant à présenter les marques comme étant vertes, naturelles, respectueuses de l’environnement, véganes, entre autres qualifications. En plus de lancer une discussion théorique sur la pratique du greenwashing, caractérisée dans ce travail par une stratégie marketing visant à créer une image positive chez les consommateurs, dissimulant ou détournant l’attention d’autres impacts négatifs générés par la marque, le présent travail a eu pour objectif d’analyser la perception des consommateurs résidant dans le district fédéral au sujet de shampooings qui prétendent être responsables vis-à-vis de l'environnement par le biais de l'étiquette du produit. Des entretiens semi-structurés ont été réalisé dans le but de déterminer ce que les consommateurs pensent des étiquettes de shampoing et d’enquêter sur leur influence sur la décision d’achat. Sur la base des réponses obtenues, il a été possible de conclure que les personnes interrogées estiment que le critère écologique est important, même si celui-ci n’a pas directement influencé le processus de décision d’achat. Parmi les facteurs déterminants de ce processus, l’étude a mis en évidence l’importance d’informations disponibles sur l’étiquette, des avantages pour la santé, du prix, des parfums et des indications d’autres utilisateurs. Bien que le discours du greenwashing soit peu exploité, il a été possible d'observer que les marques analysées dans le présent travail y ont recours.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2018.
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