Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21840
Título: | Análise de dados para gestão de acervos : estudo de caso da biblioteca do Colégio Marista de Brasília |
Autor(es): | Cabral, Marcelo Rodrigues Silva |
Orientador(es): | Victorino, Márcio de Carvalho |
Assunto: | Bibliotecas escolares Bibliotecas - desenvolvimento da coleção |
Data de apresentação: | 3-Dez-2018 |
Data de publicação: | 16-Abr-2019 |
Referência: | CABRAL, Marcelo Rodrigues Silva. Análise de dados para gestão de acervos: estudo de caso da biblioteca do Colégio Marista de Brasília. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O trabalho tem o intuito de contextualizar a importância da biblioteca escolar
no Brasil, bem como a sua origem na sociedade, para que se possa relacionar esse
conceito com a análise das funções inerentes à biblioteca para o indivíduo,
destacando-se as funções informacionais e sociais. Como quesito fático dessa
pesquisa, foi realizado estudo de caso no colégio marista de Brasília, de modo a
ressaltar a disposição dos acervos das bibliotecas da Rede Marista e a maneira que
o corpo docente dispõe e possibilita o aprendizado das disciplinas presentes no
currículo escolar frente ao corpo discente em relação às obras presentes no espaço
físico da biblioteca. Além de contextualizar, a pesquisa busca apresentar os dados
do colégio marista analisados e, dessa forma, facilitar a construção de políticas de
incentivo para aumentar a frequência dos estudantes no espaço físico e a
quantidade de empréstimos durante o ano letivo. Com a análise desses dados, o
bibliotecário também terá maior embasamento para a construção e melhoramento
de seu acervo. |
Abstract: | This study aims to contextualize the importance of school library in Brazil, as well as
its origin in society, in order to relate them to the analysis of the inherent
informational and social functions that the School Library offers the individual.
Therefore, a case study at the school – colégio Marista de Brasília - was carried out
in order to understand how the school library collection is arranged within the network
Marista schools, and, also, how the teachers interact with the school library when
teaching their subjects. The study also intends to help on the construction of
incentive policies to increase the frequency of school library visits (both for book
loans and for the use of the space) by the students and serve as information to
librarians to improve their own school collection. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons