Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21840
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarceloRodriguesSilvaCabral_tcc.pdf3,12 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVictorino, Márcio de Carvalho-
dc.contributor.authorCabral, Marcelo Rodrigues Silva-
dc.identifier.citationCABRAL, Marcelo Rodrigues Silva. Análise de dados para gestão de acervos: estudo de caso da biblioteca do Colégio Marista de Brasília. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem o intuito de contextualizar a importância da biblioteca escolar no Brasil, bem como a sua origem na sociedade, para que se possa relacionar esse conceito com a análise das funções inerentes à biblioteca para o indivíduo, destacando-se as funções informacionais e sociais. Como quesito fático dessa pesquisa, foi realizado estudo de caso no colégio marista de Brasília, de modo a ressaltar a disposição dos acervos das bibliotecas da Rede Marista e a maneira que o corpo docente dispõe e possibilita o aprendizado das disciplinas presentes no currículo escolar frente ao corpo discente em relação às obras presentes no espaço físico da biblioteca. Além de contextualizar, a pesquisa busca apresentar os dados do colégio marista analisados e, dessa forma, facilitar a construção de políticas de incentivo para aumentar a frequência dos estudantes no espaço físico e a quantidade de empréstimos durante o ano letivo. Com a análise desses dados, o bibliotecário também terá maior embasamento para a construção e melhoramento de seu acervo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas - desenvolvimento da coleçãopt_BR
dc.titleAnálise de dados para gestão de acervos : estudo de caso da biblioteca do Colégio Marista de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-16T13:49:31Z-
dc.date.available2019-04-16T13:49:31Z-
dc.date.submitted2018-12-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21840-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study aims to contextualize the importance of school library in Brazil, as well as its origin in society, in order to relate them to the analysis of the inherent informational and social functions that the School Library offers the individual. Therefore, a case study at the school – colégio Marista de Brasília - was carried out in order to understand how the school library collection is arranged within the network Marista schools, and, also, how the teachers interact with the school library when teaching their subjects. The study also intends to help on the construction of incentive policies to increase the frequency of school library visits (both for book loans and for the use of the space) by the students and serve as information to librarians to improve their own school collection.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons