Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2184
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PatriciaJardimSilvaWalgenbach.pdf319,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A realidade de alunos com deficiência visual na rede regular de ensino de Anápolis-GO
Autor(es): Walgenbach, Patricia Jardim Silva
Orientador(es): Ramos, Patrícia C. Campos
Assunto: Deficientes visuais
Educação inclusiva
Socialização
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 2-Dez-2011
Referência: WALGENBACH, Patricia Jardim Silva. A realidade de alunos com deficiência visual na rede regular de ensino de Anápolis-GO. 2011. 39 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho monográfico teve por objetivo conhecer as conquistas e dificuldades encontradas durante a escolarização de alunos com deficiência visual, na rede regular de ensino. Para tanto foram entrevistados dois alunos deficientes visuais, que cursam o ensino fundamental na cidade de Anápolis-GO, e seus professores. Como método de pesquisa, foram utilizados questionários e entrevista. A fundamentação teórica deste trabalho tem como base de estudos grandes autores como, por exemplo, Kassar (2006), que afirma que a função da escola não é apenas a de fazer com que o aluno tenha domínio curricular, mas, sim, de torná-lo um cidadão capaz de caminhar com seus próprios méritos. Diante das informações obtidas, notamos que os alunos com deficiência visual, participantes da pesquisa, foram beneficiados pela socialização ocorrida na escola, embora em um dos casos não tenha ocorrido, de fato, a inclusão, já que esta se configura com o atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos. Os resultados revelaram que a carência do material didático em Braille e a falta de capacitação dos professores para atuar junto ao aluno com deficiência visual são impasses importantes. No entanto, mesmo com estas questões, a oportunidade de interagir com pessoas da mesma faixa etária promove a socialização e, de certa maneira, uma aprendizagem para a vida.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2184
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons