Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21827
Título: | Análise de documentos norteadores à prática pedagógica de educação física do governo do Distrito Federal |
Autor(es): | Oliveira, Lucas de Almeida |
Orientador(es): | Costa, Felipe Rodrigues da |
Assunto: | Exercícios físicos Educação física escolar |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 16-Abr-2019 |
Referência: | OLIVEIRA, Lucas de Almeida. Análise de documentos norteadores à prática pedagógica de educação física do governo do Distrito Federal. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O estudo teve por objetivo realizar uma análise documental do Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal e buscou analisar o conhecimento dos regentes a cerca desse documento. A Metodologia do estudo consistiu na análise dos livros do Documento Oficial (Currículo em Movimento) e possui uma amostra de 12 regentes de 7 escolas da Regional Plano Piloto/Cruzeiro que foram sorteadas de maneira aleatória, sendo que os professores participaram de entrevista gravada com base em um questionário de 21 perguntas sobre o conhecimento didático dos professores de Educação Física. Os resultados da pesquisa mostraram que o Currículo Movimento não apresenta algo direcionado e específico no Ensino infantil e Fundamental - Anos iniciais, e já para o Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio apresenta objetivos e conteúdos amplos, porém mais direcionados. A maior parte dos professores entrevistados não apresentou um bom conhecimento desse documento norteador. Concluiu-se que o documento oficial pode não ser um parâmetro norteador eficiente para o Ensino Infantil e Fundamental – Anos Iniciais, e que mostrou um campo amplo de objetivos e conteúdos para o Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. A falta de coerência dos objetivos e conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física com o Currículo em Movimento mostrou que devido a falta de comprometimento e alinhamento da equipe o documento acaba não sendo muito bem implementado. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons