Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21786
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JoaoCarlosSaraivaFontenele_tcc.pdf491,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nível de conhecimento de alunos do ensino médio acerca do diabetes mellitus
Autor(es): Fontenele, João Carlos Saraiva
Orientador(es): Dullius, Jane
Assunto: Diabetes em adolescentes
Educação em saúde
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 10-Abr-2019
Referência: FONTENELE, João Carlos Saraiva. Nível de conhecimento de alunos do ensino médio acerca do diabetes mellitus. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Introdução: Atualmente, tem se tornado cada vez mais comum encontrarmos crianças e adolescentes diabéticos. No caso do DM tipo 2, está diretamente relacionada à obesidade, sedentarismo e uma má alimentação. A doença traz um grande ônus ao portador, aos familiares, a sociedade e ao estado. O ambiente escolar é um ótimo espaço para se trabalhar a educação em saúde e tentar combater a doença. Objetivo: Analisar o nível de conhecimento dos alunos do ensino médio acerca do diabetes. Metodologia: Foi aplicado um questionário fechado composto por 30 afirmativas acerca do DM, onde os 252 alunos do ensino médio teriam que julgá-las como CERTO, ERRADO ou NÃO SEI. As variáveis consideradas foram analisadas e apresentadas por frequência de manifestação e por média, sendo comparadas algumas entre si e com a literatura. Resultados e Discussão: Nota-se um desconhecimento relevante acerca de diversos assuntos pertinentes ao DM, como conceitos básicos, sintomas, tratamento e sequelas. Os dados mais preocupantes são com relação aos sintomas, onde em todas as afirmativas (questões 13, 14, 15 e 16), pelo menos a metade dos alunos não sabiam julgar a questão acerca do tema. Conclusão: A falta de conhecimento acerca do diabetes por parte dos alunos pode trazer diversos prejuízos à sociedade como um todo, sendo de suma importância a implementação da educação em saúde no ambiente escolar para reverter esse quadro e prevenir futuros casos, onde em especial a disciplina de Educação Física pode ter papel relevante na conscientização, prevenção e tratamento do diabetes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons