Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21784
Título: | A influência de valores sociais para combater o bullying nas aulas de educação física |
Autor(es): | Silva, Jéssica Rocha da |
Orientador(es): | Behmoiras, Daniel Cantanhede |
Assunto: | Bullying Educação física escolar Violência nos esportes |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 10-Abr-2019 |
Referência: | SILVA, Jéssica Rocha da. A influência de valores sociais para combater o bullying nas aulas de educação física. 2017. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Num universo em que o capitalismo domina induzindo que a competição e a rivalidade são as melhores maneiras de se sobreviver, os indivíduos passam a desejar serem sempre melhores que os outros, procurando assim humilhar e/ou diminuir o próximo, muitas das vezes, através de atitudes violentas, para o seu próprio favorecimento. Nesse sentido, o presente trabalho elaborado por meio de uma revisão bibliográfica apresenta a definição do bullying, dos valores sociais, e implicações negativas da prática do bullying dentro e fora da escola, assim como considera a participação da escola e da família na contribuição para redução ou para o combate a essa forma de violência. Este trabalho possui como objetivo perceber os valores sociais como um método para se combater o bullying nas aulas de Educação Física, e também, propor a colaboração e a cooperação como uma alternativa bastante relevante para a formação de indivíduos cooperativos e conscientes, fundamentando-se principalmente em valores sociais e atividades educativas realizados no ambiente escolar a fim de eliminar o bullying, a falta de tolerância e outras formas de violência. Como metodologia foi realizada a revisão bibliográfica, tomando como base revistas científicas relevantes da Educação Física. Como conclusão chegou-se a compreensão de que a inclusão de valores sociais nas aulas de Educação Física possibilita a conscientização dos alunos frente a crueldade e covardia que é a prática do bullying e qualquer outro tipo de manifestação violenta para com o outro, assim como colabora com a formação de cidadãos honestos, democráticos, pacíficos, humildes e éticos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons