Resumo: | O objetivo desse estudo foi de compreender, problematizar e identificar as questões de gênero e discriminação feminina em aulas de futsal futebol, que ainda são consideradas tabus dentro das instituições escolares. Considerando a inserção da mulher na sociedade buscamos captar se na visão das praticantes de futsal existe alguma diferença de gênero , que no Brasil se apresenta em sua história e cultura, de forma hegemônica, coo prática corporal masculina, As informações foram extraídas por técnicas de revisão bibliográfica e um estudo de campo em duas escolas públicas do Distrito Federal, com coleta de dados por intermédio de um questionário estruturado com 14 questões composto apenas por questões fechadas, voltadas à Educação Física Escolar, que aborda questões de gênero na Educação Física e um grupo focal direcionado ao futsal, à sexualidade, questões familiares e dificuldades enfrentadas fora da escola. As praticantes mostram o tamanho desrespeito sofrido dentro da modalidade, o que as coloca em segundo plano no pais do futebol, com pouca visibilidade e valores negativos agregados as praticantes, impostos pela sociedade. Ainda assim diante de uma péssimo histórico cultural desse esporte relacionado as mulheres, nota-se que a modalidade vem ganhando mais adeptas a pratica e uma maior aceitação por parte de amigos e das mães que resistiam por pensarem que o futebol influencia na sexualidade de suas filhas. Nota-se também o surgimento de escolinhas de futsal voltadas apenas para o público feminino, coisa que praticamente não existia. Por fim, desmitificar um ambiente repleto de preconceito, discriminação, machismo e ressaltar a luta por igualdade, aceitação, esforço e dedicação de quem pratica, ainda se apresenta como tarefa importante na Educação Física Escolar. |