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dc.contributor.advisorFigueiredo, Pedro Osmar Flores de Noronha-
dc.contributor.authorPereira, Janaina Bezerra-
dc.identifier.citationPEREIRA, Janaina Bezerra. Gênero na educação física escolar: a prática do futsal na contemporaneidade. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi de compreender, problematizar e identificar as questões de gênero e discriminação feminina em aulas de futsal futebol, que ainda são consideradas tabus dentro das instituições escolares. Considerando a inserção da mulher na sociedade buscamos captar se na visão das praticantes de futsal existe alguma diferença de gênero , que no Brasil se apresenta em sua história e cultura, de forma hegemônica, coo prática corporal masculina, As informações foram extraídas por técnicas de revisão bibliográfica e um estudo de campo em duas escolas públicas do Distrito Federal, com coleta de dados por intermédio de um questionário estruturado com 14 questões composto apenas por questões fechadas, voltadas à Educação Física Escolar, que aborda questões de gênero na Educação Física e um grupo focal direcionado ao futsal, à sexualidade, questões familiares e dificuldades enfrentadas fora da escola. As praticantes mostram o tamanho desrespeito sofrido dentro da modalidade, o que as coloca em segundo plano no pais do futebol, com pouca visibilidade e valores negativos agregados as praticantes, impostos pela sociedade. Ainda assim diante de uma péssimo histórico cultural desse esporte relacionado as mulheres, nota-se que a modalidade vem ganhando mais adeptas a pratica e uma maior aceitação por parte de amigos e das mães que resistiam por pensarem que o futebol influencia na sexualidade de suas filhas. Nota-se também o surgimento de escolinhas de futsal voltadas apenas para o público feminino, coisa que praticamente não existia. Por fim, desmitificar um ambiente repleto de preconceito, discriminação, machismo e ressaltar a luta por igualdade, aceitação, esforço e dedicação de quem pratica, ainda se apresenta como tarefa importante na Educação Física Escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDiscriminação de sexo contra as mulherespt_BR
dc.subject.keywordMulheres atletaspt_BR
dc.titleGênero na educação física escolar : a prática do futsal na contemporaneidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-10T12:47:14Z-
dc.date.available2019-04-10T12:47:14Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21783-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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