Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21765
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_RaphaelMachadoArcoverde_tcc.pdf391,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Incidente de Assunção de Competência como técnica de formação de precedentes obrigatórios
Autor(es): Arcoverde, Raphael Machado
Orientador(es): Moraes, Daniela Marques de
Assunto: Jurisdição
Precedentes judiciais
Jurisprudência
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 8-Abr-2019
Referência: ARCOVERDE, Raphael Machado. O Incidente de Assunção de Competência como técnica de formação de precedentes obrigatórios. 2018. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente monografia tem por objetivo estudar o Incidente de Assunção de Competência e analisá-lo como técnica de formação de precedentes obrigatórios. Inicialmente, far-se-á uma breve análise histórica do surgimentos do Common Law no âmbito do direito inglês e a influência exercida pelo direito estadunidense. Em seguida, mostrar-se-á os métodos pelos quais o Código de Processo Civil de 1973 possibilitava a criação de precedentes judiciais à brasileira e suas principais características. Posteriormente, analisar-seá os aspectos fundamentais que ensejam a instauração e procedimento de formação e aplicação de precedentes através do Incidente de Assunção de Competência. Por fim, far-se-á uma breve exposição de outras inovações do Código de Processo Civil de 2015 e demonstrarse- á porque o Incidente de Assunção de Competência é a técnica que mais se aproxima do processo de formação de precedentes judiciais idealizado no Common Law inglês.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons