Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freitas, Maria da Conceição da Silva | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Mariana Cortez de Lima | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Mariana Cortez de Lima. A orientação educacional e o bullying. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho de final de curso teve, como objetivo, refletir sobre o papel do Orientador
Educacional nas escolas públicas do Distrito Federal frente às situações em que ocorrem o bullying
(termo de violência escolar surgido no Estados Unidos da América e que posteriormente foi
introduzido ao Brasil). No referencial teórico, foi considerado, também, o histórico da Orientação
Educacional, o que essa profissão é atualmente, os valores e as relações interpessoais relacionados
a esse tema. Foi analisado esse fenômeno em três áreas de atuação da educação básica: Educação
Infantil em que o tipo de bullying mais frequente é por tipo físico, Ensino Fundamental em que o
tipo de bullying mais frequente é por raça e Ensino Médio em que os tipos de bullying mais
marcantes são de raça, tipo físico e gênero. Como o bullying pode afetar a autoestima dos alunos, o
que a Orientação Educacional é capaz de realizar para cooperar com as vítimas e prevenir/combater
novas práticas desse tipo de agressão e qual a importância da família colaborar para êxito dos
projetos pedagógicos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência na escola | pt_BR |
dc.title | A orientação educacional e o bullying | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-08T14:04:44Z | - |
dc.date.available | 2019-04-08T14:04:44Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21764 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This end-of-course work had as objective to reflect on the role of the Educational
Advisor in the public schools of the Federal District, facing the situations in which bullying
occurs, that the end of a school violence that arose in the United States of America and that was
later introduced to Brazil. In the theoretical referential was also considered the history of
Educational Guidance, what this profession is currently, the values and interpersonal relationships
related to this theme. The methodology aims to analyze this phenomenon in three areas of basic
education: Infant Education, Elementary Education and Secondary Education, as this may affect the
students' self- esteem and what Educational Guidance is able to perform to cooperate with the
victims and prevent / combat new practices of this type of aggression and how important the family
collaborate to the success of the pedagogical projects. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|