Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21763
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HalonUbirajaraBritoDosSantos_tcc.pdf633,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Regando o jardim com a psicomotricidade relacional : corpo e afetividade florescendo nas aulas de educação física
Autor(es): Santos, Halon Ubirajara Brito dos
Orientador(es): João, Renato Bastos
Assunto: Exercícios físicos para crianças
Educação física para crianças
Data de apresentação: Jul-2017
Data de publicação: 8-Abr-2019
Referência: SANTOS, Halon Ubirajara Brito dos. Regando o jardim com a psicomotricidade relacional: corpo e afetividade florescendo nas aulas de educação física. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a influência da psicomotricidade relacional nas relações afetivas entre crianças durante aulas de educação física na Educação Infantil. Vários teóricos subsidiaram a construção desse trabalho, tais como Lapierre, Aucouturier, Le Boulch, Negrine, dentre outros. Tais autores fundamentam a ideia de que o jogo simbólico e espontâneo contribui para as interações entre as crianças e destas com o professor, a partir das quais emergem os conflitos inconscientes que poderão ser trabalhados na mediação pedagógica. Tal investigação, de cunho qualitativo, teve como participantes alunos de uma turma de segundo período da Educação Infantil em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Foi utilizada como instrumento de pesquisa a observação participante. Os resultados indicam que a utilização de objetos dispostos durante as sessões e a mediação pedagógica relacional do professor nas situações de jogo entre os alunos contribuem com o desenvolvimento da criança quanto à manifestação de sentimentos e pulsões reprimidas, a utilização da própria linguagem do corpo como meio de comunicação e a socialização no que concerne às relações afetivas. Conclui-se que a prática de intervenções psicomotoras propulsoras de relações afetivas é importante na etapa da Educação Infantil e é uma grande colaboradora nos processos de desenvolvimento sócio-emocional da criança.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons