Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21763
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HalonUbirajaraBritoDosSantos_tcc.pdf633,49 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorJoão, Renato Bastos-
dc.contributor.authorSantos, Halon Ubirajara Brito dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Halon Ubirajara Brito dos. Regando o jardim com a psicomotricidade relacional: corpo e afetividade florescendo nas aulas de educação física. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar a influência da psicomotricidade relacional nas relações afetivas entre crianças durante aulas de educação física na Educação Infantil. Vários teóricos subsidiaram a construção desse trabalho, tais como Lapierre, Aucouturier, Le Boulch, Negrine, dentre outros. Tais autores fundamentam a ideia de que o jogo simbólico e espontâneo contribui para as interações entre as crianças e destas com o professor, a partir das quais emergem os conflitos inconscientes que poderão ser trabalhados na mediação pedagógica. Tal investigação, de cunho qualitativo, teve como participantes alunos de uma turma de segundo período da Educação Infantil em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Foi utilizada como instrumento de pesquisa a observação participante. Os resultados indicam que a utilização de objetos dispostos durante as sessões e a mediação pedagógica relacional do professor nas situações de jogo entre os alunos contribuem com o desenvolvimento da criança quanto à manifestação de sentimentos e pulsões reprimidas, a utilização da própria linguagem do corpo como meio de comunicação e a socialização no que concerne às relações afetivas. Conclui-se que a prática de intervenções psicomotoras propulsoras de relações afetivas é importante na etapa da Educação Infantil e é uma grande colaboradora nos processos de desenvolvimento sócio-emocional da criança.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordExercícios físicos para criançaspt_BR
dc.subject.keywordEducação física para criançaspt_BR
dc.titleRegando o jardim com a psicomotricidade relacional : corpo e afetividade florescendo nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-08T14:00:19Z-
dc.date.available2019-04-08T14:00:19Z-
dc.date.submitted2017-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21763-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons