Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/21759
Título: | Ginástica Bothmer na perspectiva da pedagogia Waldorf |
Autor(es): | Silva, Giselle Vilela da |
Orientador(es): | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de |
Assunto: | Ginástica para crianças Exercícios físicos para crianças |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 8-Abr-2019 |
Referência: | SILVA, Giselle Vilela da. Ginástica Bothmer na perspectiva da pedagogia Waldorf. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho foi realizado na Escola Waldorf Moara em Brasília com o intuito de avaliar as contribuições das atividades educativas, mais precisamente, a sistematização da Ginástica Bothmer nas aulas de Educação Física. A Pedagogia Waldorf tem seus fundamentos em uma abordagem holística, vinculada à antroposofia, ciência espiritual que lança seu olhar para o desenvolvimento integral do ser humano. A pesquisa pedagógica possui um caráter qualitativo, o qual objetivou descrever o ciclo de mediação e as experiências de aprendizagem mediada entre educador e educandos do 3º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a observação participativa e a descrição da situação educativa (Ginástica Bothmer) e do contexto, além da entrevista com os educandos sobre suas percepções pessoais acerca da Ginástica Bothmer. O estudo conclui que a qualidade da educação está, de certa forma, diretamente relacionada à reciprocidade entre educador e educando nesse processo dialético de comunicação. E que as alternativas pedagógicas são capazes de criar experiências sociais significativas que contribuem para o sucesso da aprendizagem e para a promoção do desenvolvimento humano. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons