Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21759
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GiselleVilelaDaSilva_tcc.pdf824,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ginástica Bothmer na perspectiva da pedagogia Waldorf
Autor(es): Silva, Giselle Vilela da
Orientador(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Assunto: Ginástica para crianças
Exercícios físicos para crianças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Abr-2019
Referência: SILVA, Giselle Vilela da. Ginástica Bothmer na perspectiva da pedagogia Waldorf. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho foi realizado na Escola Waldorf Moara em Brasília com o intuito de avaliar as contribuições das atividades educativas, mais precisamente, a sistematização da Ginástica Bothmer nas aulas de Educação Física. A Pedagogia Waldorf tem seus fundamentos em uma abordagem holística, vinculada à antroposofia, ciência espiritual que lança seu olhar para o desenvolvimento integral do ser humano. A pesquisa pedagógica possui um caráter qualitativo, o qual objetivou descrever o ciclo de mediação e as experiências de aprendizagem mediada entre educador e educandos do 3º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a observação participativa e a descrição da situação educativa (Ginástica Bothmer) e do contexto, além da entrevista com os educandos sobre suas percepções pessoais acerca da Ginástica Bothmer. O estudo conclui que a qualidade da educação está, de certa forma, diretamente relacionada à reciprocidade entre educador e educando nesse processo dialético de comunicação. E que as alternativas pedagógicas são capazes de criar experiências sociais significativas que contribuem para o sucesso da aprendizagem e para a promoção do desenvolvimento humano.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons