Título: | “Por que educação ambiental?” : reflexões críticas de um jovem pedagogo sobre as práticas de educação ambiental no serviço de limpeza urbana (DF) |
Autor(es): | Santos, João Felipe de Santana dos |
Orientador(es): | Silva, Ana Tereza Reis da |
Assunto: | Consciência ambiental Limpeza urbana Práticas pedagógicas |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 5-Abr-2019 |
Referência: | SANTOS, João Felipe de Santana dos. “Por que educação ambiental?”: reflexões críticas de um jovem pedagogo sobre as práticas de educação ambiental no serviço de limpeza urbana (DF). 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Desde o regimento interno de 2006, registra-se que o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal mantem uma relação com práticas educativas. Em 2014, o órgão, cujo perfil histórico é técnico, estreitou essa relação e passou a se aproximar ainda mais de questões pedagógicas, realizando diversos projetos envolvendo processos de conscientização em escolas e na comunidade. Adotou-se aqui, como território de pesquisa, a minha experiência de estágio não obrigatório no órgão. Este trabalho teve como objetivos analisar as motivações para a aproximação do órgão com a educação e das suas práticas pedagógicas. Foi levantando que a aproximação do órgão com a educação se deu com a relação de longa data que ele possui com propostas educativas, as demandas sociais e da legislação quanto as práticas de educação ambiental. Ao discutir sobre o contexto e as condições das práticas pedagógicas, foi levantado como principal limitação a visão dualista de natureza e ser humano concebido pela gestão, que se concretizava na insistência de se utilizar métodos comportamentalistas. Concluiu-se como principal desafio do órgão a superação de uma visão hierarquizada e fragmentada dos conhecimentos e da abordagem dualista que separa o ser humano da natureza. |
Abstract: | Since the intern regulation from 2006, the Urban Cleansing Service have been keeping a relation with education practices. However, in 2014, this agency with your historic based on technical issues approached this relation with education and started working with the educational branch, executing several projects involving environmental awareness in schools and communities. It has been adopted as research territory my experience as non-mandatory pedagogy internship. This work had as objectives analyzing the establishment motivations to approach with aducation and your practices. It has pointed that this approach with education it is because its long-time relationship with educational proposals, the social demanding and the legislation itself. After arguing about the fragility of these activities, it was pointed as main cause the limiting dualist conception of nature and human being adopted by the agency’s team, which based their educational practices in behaviorists methods. Was shown as main establishment’s challenge overcoming the hierarchy and fragmentary vision of the sciences and the dualist vision which divides the human being from the nature. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|