Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal | - |
dc.contributor.author | Sousa, Mariana Rodrigues de | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Mariana Rodrigues de. O profissional de apoio escolar no acompanhamento de alunos autistas: uma análise a partir dos dispositivos legais. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo investigar qual a função do profissional de apoio escolar no acompanhamento de crianças com autismo, a partir de uma análise dos dispositivos legais. O trabalho está fundamentado metodologicamente em uma abordagem qualitativa e constitui-se a partir da análise documental de alguns dispositivos legais e da observação participante. Por meio desses procedimentos metodológicos verificou-se que apesar de a lei assegurar à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o direito a um profissional de apoio escolar, não há maiores esclarecimentos sobre esse profissional, assim como qual a formação necessária para exercer essa função. É inegável o fato de que os dispositivos legais têm tido avanços significativos acerca da garantia dos direitos desses sujeitos. Contudo, é necessário que haja a ressignificação do profissional de apoio escolar, para que esse profissional possa ser um apoio ao aluno autista, não só quando está junto a ele, no cuidado e na intervenção individual, mas também quando se configura como um educador, dando suporte ao professor da turma, possibilitando a aproximação e a intervenção direta do professor regente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.title | O profissional de apoio escolar no acompanhamento de alunos autistas : uma análise a partir dos dispositivos legais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-05T13:23:51Z | - |
dc.date.available | 2019-04-05T13:23:51Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21749 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|