Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mourão, Ireuda da Costa | - |
dc.contributor.author | Gomes, Gabriela Pascoal | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Gabriela Pascoal. Os alcances do PIBID na formação dos pedagogos na Universidade de Brasília. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa versa acerca da formação de professores, trata especialmente dos saberes e da identidade docente. É um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, objetivando no rol da educação compreender os alcances do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no desenvolvimento de saberes e identidade dos licenciados em Pedagogia. O tema em tela foi calcado por um estudo investigativo sobre o PIBID hoje na Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), desvelando assim uma identidade formativa nos estudantes de licenciatura do curso pleiteado. A metodologia apresenta-se estruturada por uma pesquisa qualitativa. Os instrumentos utilizados para o levantamento dos dados foram o questionário e o grupo focal. O trabalho se sustenta a partir da fundamentação legal que regem as políticas públicas para formação docente no Brasil e do PIBID. Toma-se como aporte teórico os autores Saviani (2007 e 2009), Gatti Barreto (2009), Tardiff (2002), Pimenta (2000 e 2012) Gadotti (1999 e 2009), entre outros que fundamentam o contexto histórico, político e educacional na vida de formação docente dos licenciados. Os dados empíricos demonstram que o PIBID tem sido fundamental na constituição da identidade docente, pois incide diretamente na forma como os futuros professores assumem o trabalho docente. As aprendizagens alcançadas no programa estão vinculadas principalmente a apropriação de saberes pedagógicos construídos a partir da relação entre teoria e prática, e foi nesse viés que licenciandos do curso de pedagogia encontraram significados não só para o desenvolvimento de saberes da docência aplicados em sala de aula, mais para uma vida: Uma nova identidade se formou na dialética da práxis. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.title | Os alcances do PIBID na formação dos pedagogos na Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-05T13:10:36Z | - |
dc.date.available | 2019-04-05T13:10:36Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21747 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research deals with the training of teachers, especially the knowledge and the teaching identity. It is a work of conclusion of the course of Pedagogy, aiming at the role of education to understand the scope of the Institutional Program of Initiation to Teaching - PIBID in the development of knowledge and identity of graduates in Pedagogy. The subject on the screen was based on an investigative study on PIBID in the Faculty of Education (FE) of the University of Brasília (UnB), thus revealing a formative identity in the undergraduate students of the course pursued. The methodology is structured by a qualitative research compiled by a case study. The instruments used to collect the data were the questionnaire and the focus group. The essay is based on the legal basis governing public policies for teacher training in Brazil and PIBID. The authors are Saviani (2007 and 2009), Gatti Barreto (2009), Tardiff (2002), Pimenta (2000 and 2012) and Gadotti (1999 and 2009), among others that support the historical, political and educational context in the life of teacher training of graduates. The empirical data show that the PIBID has been fundamental in the constitution of the teacher identity, because it directly affects the way in which the future teachers assume the teaching work. The learning achieved in the program is mainly linked to the appropriation of pedagogical knowledge built on the relationship between theory and practice, and it was in this bias that graduates of the pedagogy course found meanings not only for the development of teaching knowledge applied in the classroom, more for a life: A new identity was formed in the dialectic of praxis. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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