Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21744
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LarissaOliveiraRibeiro_tcc.pdf384,93 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFávero Sobrinho, Antônio-
dc.contributor.authorRibeiro, Larissa Oliveira-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Larissa Oliveira. Concepções de infância em diferentes contextos escolares do Distrito Federal. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso, “Concepções de infância em diferentes contextos escolares do Distrito Federal”, tem como tema central abordar as especificidades de posturas de educadores diante das mudanças do perfil de sujeito infantis em duas instituições educativas do Distrito Federal, sendo em uma particular e outra pública. Para abordar temática, a presente pesquisa recorreu-se à literatura que aborda a historicidade do sujeito infantil e o processo histórico de escolarização desses sujeitos por meio de diferentes políticas públicas no cenário educacional brasileiro. No decorrer do processo histórico buscou-se compreender as transformações históricas da escolarização do sujeito infantil do século XV ao século XXI, culminando com os desdobramentos histórico-culturais das revoluções culturais tecnológicas sobre os sujeitos infantis em sua presença no cotidiano escolar. O presente estudo privilegiou investigar as práticas das docentes do 1º ano do ensino fundamental, contextualizando-as em suas respectivas realidades sociais e projetos educativos escolares. Para tanto, utilizou-se da pesquisa qualitativa, denominada de observação participante, que permitiu realizar a coletar de dados relativos à relação educativa entre professores e alunos. Tal pesquisa possibilitou perceber que há uma distância entre os diferentes perfis socioculturais dos sujeitos educativos e que tal fato requer, por parte das instituições escolares, um processo de formação continuada dos profissionais de educação, considerando não apenas as mudanças tecnológicas, mas, sobretudo, a especificidade de perfis socioculturais dos sujeitos infantis que estão presentes em nossas escolas públicas ou privadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleConcepções de infância em diferentes contextos escolares do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T11:14:21Z-
dc.date.available2019-04-05T11:14:21Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21744-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons