Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2174
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariadaPenhaLimaGomesPinto.pdf208,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do orientador educacional na educação inclusiva
Autor(es): Pinto, Maria da Penha Lima Gomes
Orientador(es): Vieira, Adriano José Hertzog
Assunto: Orientação educacional
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 2-Dez-2011
Referência: PINTO, Maria da Penha Lima Gomes. O papel do orientador educacional na educação inclusiva. 2011. 36 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho foi realizado em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. A intenção deste estudo é propor a reflexão sobre a atuação da orientação educacional no processo de inclusão. A difícil tarefa de mostrar a cada dia o que é a diferença. O trabalho do Orientador Educacional versa sobre a diversidade cultural e sensibilização dos pais, profissionais da educação e estudantes quanto à igualdade de direitos e acesso a todos os estudantes. Nesse contexto, para alcançar o objetivo proposto, faz-se necessário a este estudo, o uso de entrevista estruturada, análise documental e observação participante, caracterizando-o como pesquisa qualitativa. A partir de tais instrumentos foi possível analisar como o Orientador Educacional atua junto ao professor e a família, no processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais no contexto da instituição pesquisada. Observar a qualidade das relações estabelecidas nesse meio excludente. Há que se procurar meios de reverter este quadro e nessa empreitada, a educação tem seu papel. Pois é através da escola que a sociedade adquire, fundamenta e modifica conceitos de participação, colaboração e adaptação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons