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dc.contributor.advisorVieira, Adriano José Hertzog-
dc.contributor.authorPinto, Maria da Penha Lima Gomes-
dc.identifier.citationPINTO, Maria da Penha Lima Gomes. O papel do orientador educacional na educação inclusiva. 2011. 36 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. A intenção deste estudo é propor a reflexão sobre a atuação da orientação educacional no processo de inclusão. A difícil tarefa de mostrar a cada dia o que é a diferença. O trabalho do Orientador Educacional versa sobre a diversidade cultural e sensibilização dos pais, profissionais da educação e estudantes quanto à igualdade de direitos e acesso a todos os estudantes. Nesse contexto, para alcançar o objetivo proposto, faz-se necessário a este estudo, o uso de entrevista estruturada, análise documental e observação participante, caracterizando-o como pesquisa qualitativa. A partir de tais instrumentos foi possível analisar como o Orientador Educacional atua junto ao professor e a família, no processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais no contexto da instituição pesquisada. Observar a qualidade das relações estabelecidas nesse meio excludente. Há que se procurar meios de reverter este quadro e nessa empreitada, a educação tem seu papel. Pois é através da escola que a sociedade adquire, fundamenta e modifica conceitos de participação, colaboração e adaptação.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordOrientação educacionalen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordPessoas com deficiênciaen
dc.titleO papel do orientador educacional na educação inclusivaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-12-02T10:59:34Z-
dc.date.available2011-12-02T10:59:34Z-
dc.date.issued2011-12-02T10:59:34Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2174-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2174pt_BR
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