Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Adriano José Hertzog | - |
dc.contributor.author | Pinto, Maria da Penha Lima Gomes | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Maria da Penha Lima Gomes. O papel do orientador educacional na educação inclusiva. 2011. 36 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho foi realizado em uma escola de séries iniciais do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. A intenção deste estudo é propor a reflexão sobre a atuação da orientação educacional no processo de inclusão. A difícil tarefa de mostrar a cada dia o que é a diferença. O trabalho do Orientador Educacional versa sobre a diversidade cultural e sensibilização dos pais, profissionais da educação e estudantes quanto à igualdade de direitos e acesso a todos os estudantes. Nesse contexto, para alcançar o objetivo proposto, faz-se necessário a este estudo, o uso de entrevista estruturada, análise documental e observação participante, caracterizando-o como pesquisa qualitativa. A partir de tais instrumentos foi possível analisar como o Orientador Educacional atua junto ao professor e a família, no processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais no contexto da instituição pesquisada. Observar a qualidade das relações estabelecidas nesse meio excludente. Há que se procurar meios de reverter este quadro e nessa empreitada, a educação tem seu papel. Pois é através da escola que a sociedade adquire, fundamenta e modifica conceitos de participação, colaboração e adaptação. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Orientação educacional | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência | en |
dc.title | O papel do orientador educacional na educação inclusiva | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-12-02T10:59:34Z | - |
dc.date.available | 2011-12-02T10:59:34Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-02T10:59:34Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2174 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2174 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|