Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dantas, Marcelo Navarro Ribeiro | - |
dc.contributor.advisor | Porciúncula Neto, José Carlos | - |
dc.contributor.author | Rezende, Pedro Henrique Carneiro da Costa | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Pedro Henrique Carneiro da Costa. Reflexões críticas sobre a tipificação do enriquecimento ilícito: questões dogmáticas e de conveniência político-criminal. 2018. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa as diferentes formas de tipificação penal do enriquecimento ilícito ao
redor do mundo. No direito comparado, é possível identificar uma tendência no que diz respeito à
conformação típica usualmente adotada para a criminalização autônoma da conduta, cujo alvo é o
funcionário público suspeito de cometer crimes contra a administração pública. A conformação
típica que prevalece no direito comparado insere-se na categoria de um crime de suspeita, na medida
em que criminaliza a mera suspeita de que o funcionário público tenha cometido atos de corrupção,
todavia não provados, de que a incompatibilidade entre o patrimônio possuído pelo funcionário
público e os seus rendimentos lícitos declarados é apenas um indício. A análise proposta
compreende o exame da conformidade da estrutura típica usualmente adotada com os princípios
gerais do direito penal, que toda incriminação que se pretende legítima deve observar. A conclusão
que se alcança é que referida tendência incorre em flagrante violação aos princípios da culpabilidade,
da legalidade penal e da presunção de inocência. O referido expediente comparado também
deu ensejo, no Brasil, a várias propostas legislativas que objetivam tipificar o delito de enriquecimento
ilícito do funcionário público, sendo a maior parte delas inspirada nas “10 Medidas Contra
a Corrupção”. A análise a que se propõe o presente trabalho, contudo, limitar-se-á ao exame da
conformação constitucional do tipo penal sugerido pelo Ministério Público Federal no âmbito desse
pacote anticorrupção e das respectivas justificativas para a sua implementação. Adiantando as conclusões
da dita investigação, o que se tem é que não subsistem as justificativas apresentadas para a
introdução desse novo tipo penal no direito interno. Ademais, a proposta de criminalização do
enriquecimento ilícito que o MPF pretende implementar no Brasil incorre nos mesmos problemas
dogmáticos do modelo típico que predomina do direito comparado. Ao fim e ao cabo, referida
medida é desnecessária no Brasil, porque o ordenamento jurídico brasileiro já sanciona, direta e
indiretamente, a conduta que se pretende criminalizar, inclusive por meio do direito penal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crime contra a administração pública | pt_BR |
dc.title | Reflexões críticas sobre a tipificação do enriquecimento ilícito : questões dogmáticas e de conveniência político-criminal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-04T14:44:28Z | - |
dc.date.available | 2019-04-04T14:44:28Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21739 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article analyzes the different forms of criminalization of illicit enrichment around the world.
In comparative law, it is possible to identify a tendency towards the typical conformation usually
adopted for the autonomous criminalization of the conduct, which aims to punish public officials
suspected of committing crimes against the administration. The typical pattern prevailing in comparative
law falls into the category of a crime of suspicion that criminalizes the mere suspicion that
the public official has committed acts of corruption, although not proved, of which the incompatibility
between his assets and his declared licit income is only a clue. The proposed analysis includes
an exam of the conformity of the typical structure usually adopted and the general principles of
criminal law, which any incrimination that intends to be legitimate must observe. The conclusion
reached is that said trend incurs in flagrant violation of the principles of culpability, criminal legality
and presumption of innocence. This comparative expedient also gave rise to several legislative
proposals in Brazil that aim to criminalize the illicit enrichment of public officials, most of them
inspired by the "10 Measures Against Corruption". The analysis proposed in this paper, however,
will be limited to examining the constitutional conformation of the criminal type suggested by the
Federal Public Prosecutor's Office within the framework of this anti-corruption package and the
respective justifications for its implementation. In advance of the conclusions of the
aforementioned investigation, what we have is that the justifications presented for the introduction
of this new criminal type in domestic law do not subsist. In addition, the proposal of criminalization
of the illicit enrichment that the MPF intends to implement in Brazil incurs the same dogmatic
problems of the typical model that prevails in comparative law. Mostly, this measure is unnecessary
in Brazil, because the Brazilian legal system already sanctions, directly and indirectly, the conduct
that it intends to criminalize, including through criminal law. | pt_BR |
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