Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21729
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MuniqueBarrosDeCarvalho_tcc.pdf674,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A interferência do STF no Congresso Nacional : uma análise das implicações das decisões judiciais no âmbito interno do procedimento legislativo brasileiro
Autor(es): Carvalho, Munique Barros de
Orientador(es): Martins, Argemiro Cardoso Moreira
Assunto: Processo legislativo
Poder Judiciário
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 3-Abr-2019
Referência: CARVALHO, Munique Barros de. A interferência do STF no Congresso Nacional: uma análise das implicações das decisões judiciais no âmbito interno do procedimento legislativo brasileiro. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho analisa as decisões do Supremo Tribunal Federal sobre processo legislativo, no período de 2005 a 2017, para responder às seguintes questões: como as decisões do Supremo Tribunal Federal interferem no âmbito do processo legislativo do Congresso Nacional? De outro modo, quais são os reflexos das decisões do Supremo no Congresso Nacional? As decisões selecionadas foram lidas à luz da doutrina dos atos interna corporis e da teoria dos diálogos institucionais. O estudo concluiu que a interação entre os Poderes não consegue ser apreendida por uma norma estática. A doutrina dos atos interna corporis não tem aptidão para definir os limites de interferência do Poder Judiciário no âmbito do processo legislativo e a definição de quem deve ter a última palavra na interpretação constitucional deve ser estabelecida a cada decisão e interação, colocando sempre a Constituição a serviço do Estado Democrático de Direito.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons