Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2172
Título: | A participação das famílias na inclusão educacional de alunos NEE sem diagnóstico |
Autor(es): | Lima, Tânia de Sousa |
Orientador(es): | Ramos, Patrícia C. Campos |
Assunto: | Estudantes deficientes Lar e escola Inclusão escolar |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 1-Dez-2011 |
Referência: | LIMA, Tânia de Sousa. A participação das famílias na inclusão educacional de alunos NEE sem diagnóstico. 2011. viii, 75 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011. |
Resumo: | O presente estudo discute a valorização da participação da família na inclusão de alunos NEE sem diagnóstico, buscando destacar seu importante papel na potencialização do desenvolvimento destes educandos. O contexto escolar e o familiar estão em constante relação para que ocorra o desenvolvimento infantil. Além disso, modelos como o biomédico e o social explicam as deficiências e orientam a participação da família no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. A opção metodológica adotada é a pesquisa qualitativa, na qual utilizamos entrevistas gravadas com perguntas semiestruturadas, realizadas com profissionais da educação, profissional da medicina, membros da família e a criança. Observamos, nos resultados, que a família exerce influências decisivas para o diagnóstico do educando e que uma abordagem transdisciplinar seria a melhor forma de organização da equipe dos profissionais que lidam com crianças sem diagnóstico, para que haja uma melhor compreensão das suas características e qualidades. Conclui-se que a identificação da relação família-escola possibilita o delineamento de intervenções que favoreçam o desenvolvimento infantil de modo mais adequado às suas necessidades. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2172 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons