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Título: A participação das famílias na inclusão educacional de alunos NEE sem diagnóstico
Autor(es): Lima, Tânia de Sousa
Orientador(es): Ramos, Patrícia C. Campos
Assunto: Estudantes deficientes
Lar e escola
Inclusão escolar
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 1-Dez-2011
Referência: LIMA, Tânia de Sousa. A participação das famílias na inclusão educacional de alunos NEE sem diagnóstico. 2011. viii, 75 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011.
Resumo: O presente estudo discute a valorização da participação da família na inclusão de alunos NEE sem diagnóstico, buscando destacar seu importante papel na potencialização do desenvolvimento destes educandos. O contexto escolar e o familiar estão em constante relação para que ocorra o desenvolvimento infantil. Além disso, modelos como o biomédico e o social explicam as deficiências e orientam a participação da família no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. A opção metodológica adotada é a pesquisa qualitativa, na qual utilizamos entrevistas gravadas com perguntas semiestruturadas, realizadas com profissionais da educação, profissional da medicina, membros da família e a criança. Observamos, nos resultados, que a família exerce influências decisivas para o diagnóstico do educando e que uma abordagem transdisciplinar seria a melhor forma de organização da equipe dos profissionais que lidam com crianças sem diagnóstico, para que haja uma melhor compreensão das suas características e qualidades. Conclui-se que a identificação da relação família-escola possibilita o delineamento de intervenções que favoreçam o desenvolvimento infantil de modo mais adequado às suas necessidades.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2172
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