Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2172
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_TaniadeSousaLima.pdf851,13 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRamos, Patrícia C. Campos-
dc.contributor.authorLima, Tânia de Sousa-
dc.identifier.citationLIMA, Tânia de Sousa. A participação das famílias na inclusão educacional de alunos NEE sem diagnóstico. 2011. viii, 75 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO presente estudo discute a valorização da participação da família na inclusão de alunos NEE sem diagnóstico, buscando destacar seu importante papel na potencialização do desenvolvimento destes educandos. O contexto escolar e o familiar estão em constante relação para que ocorra o desenvolvimento infantil. Além disso, modelos como o biomédico e o social explicam as deficiências e orientam a participação da família no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. A opção metodológica adotada é a pesquisa qualitativa, na qual utilizamos entrevistas gravadas com perguntas semiestruturadas, realizadas com profissionais da educação, profissional da medicina, membros da família e a criança. Observamos, nos resultados, que a família exerce influências decisivas para o diagnóstico do educando e que uma abordagem transdisciplinar seria a melhor forma de organização da equipe dos profissionais que lidam com crianças sem diagnóstico, para que haja uma melhor compreensão das suas características e qualidades. Conclui-se que a identificação da relação família-escola possibilita o delineamento de intervenções que favoreçam o desenvolvimento infantil de modo mais adequado às suas necessidades.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEstudantes deficientesen
dc.subject.keywordLar e escolaen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titleA participação das famílias na inclusão educacional de alunos NEE sem diagnósticoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-12-01T15:58:59Z-
dc.date.available2011-12-01T15:58:59Z-
dc.date.issued2011-12-01T15:58:59Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2172-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2172pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons