Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ramos, Patrícia C. Campos | - |
dc.contributor.author | Lima, Tânia de Sousa | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Tânia de Sousa. A participação das famílias na inclusão educacional de alunos NEE sem diagnóstico. 2011. viii, 75 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo discute a valorização da participação da família na inclusão de alunos NEE sem diagnóstico, buscando destacar seu importante papel na potencialização do desenvolvimento destes educandos. O contexto escolar e o familiar estão em constante relação para que ocorra o desenvolvimento infantil. Além disso, modelos como o biomédico e o social explicam as deficiências e orientam a participação da família no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. A opção metodológica adotada é a pesquisa qualitativa, na qual utilizamos entrevistas gravadas com perguntas semiestruturadas, realizadas com profissionais da educação, profissional da medicina, membros da família e a criança. Observamos, nos resultados, que a família exerce influências decisivas para o diagnóstico do educando e que uma abordagem transdisciplinar seria a melhor forma de organização da equipe dos profissionais que lidam com crianças sem diagnóstico, para que haja uma melhor compreensão das suas características e qualidades. Conclui-se que a identificação da relação família-escola possibilita o delineamento de intervenções que favoreçam o desenvolvimento infantil de modo mais adequado às suas necessidades. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Estudantes deficientes | en |
dc.subject.keyword | Lar e escola | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.title | A participação das famílias na inclusão educacional de alunos NEE sem diagnóstico | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-12-01T15:58:59Z | - |
dc.date.available | 2011-12-01T15:58:59Z | - |
dc.date.issued | 2011-12-01T15:58:59Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2172 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2172 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|