Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21705
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_IsaacLucasSousaAlvesLima_tcc.pdf839,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gratuidade de justiça na reforma trabalhista : adequação constitucional e implicações no acesso à justiça
Autor(es): Lima, Isaac Lucas Sousa Alves
Orientador(es): Porto, Noemia Aparecida Garcia
Assunto: Custas judiciais
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 1-Abr-2019
Referência: LIMA, Isaac Lucas Sousa Alves. Gratuidade de justiça na reforma trabalhista: adequação constitucional e implicações no acesso à justiça. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente monografia busca analisar os aspectos de constitucionalidade da chamada “Reforma Trabalhista”, implementada pela Lei n. 13.467/2017, no tocante à gratuidade de justiça e suas consequências no acesso à jurisdição. Para tanto, serão analisados de forma crítica os itens relativos à gratuidade de justiça alterados da CLT pela referida lei com especial foco à análise da implementação da obrigação de pagamento por beneficiários da gratuidade de justiça de honorários periciais, honorários advocatícios e custas processuais. Buscar-se-á, nessa toada, analisar criticamente o julgamento ainda em andamento da ADI 5.766 no Supremo Tribunal Federal (STF), o pedido da PGR, as contribuições dos amigos da corte e os votos já proferidos, na qual se discute a constitucionalidade das alterações do art. 790-B, caput e § 4º, do art. 791-A, § 4º e do art. 844, § 2º, ambos com redação dada pela Reforma Trabalhista, que tratam justamente das despesas processuais que passaram a ser devidas por reclamantes legalmente pobres.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2018.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons