Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21687
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PaulaAndradeLaraDeOliveira_tcc.pdf533,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação professor-aluno o clima emocional no processo de aprendizagem : observações em um estágio supervisionado
Autor(es): Oliveira, Paula Andrade Lara de
Orientador(es): Munhoz, Silmara Carina Dornelas
Assunto: Professores e alunos
Emoções nas crianças
Data de apresentação: 10-Jul-2018
Data de publicação: 22-Mar-2019
Referência: OLIVEIRA, Paula Andrade Lara de. Relação professor-aluno o clima emocional no processo de aprendizagem: observações em um estágio supervisionado. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este ensaio tem por objetivo conhecer a relação professor-aluno, a partir de observações participativas realizadas no segundo semestre de 2016, em duas turmas de 5º, de duas escolas do Distrito Federal e analisar sua influência no processo de aprendizagem dos alunos. O presente trabalho também teve por intuito discorrer sobre a constituição do sujeito, as características da relação entre o professor e os alunos, e sua influência na aprendizagem. Os conceitos norteadores foram embasados em teóricos como Vygotsky (1984) e Casassus (2009). Além disso, as anotações de diários de campo foram retomadas, para uma releitura e análise a partir dos objetivos aqui propostos. As discussões presentes nesse estudo indicam que cada indivíduo é único, já que é formado pela relação dialética que tem com o meio ao seu redor, ademais, tem dentro de si razão e emoção.
Abstract: This essay aims to know the teacher-student relationship, from participant observations, made in the second half of 2016, in two groups of 5 grade, from two schools in the Federal District and analyze their influence on the student's learning process. The present work also aimed to discuss the constitution of the subject, the characteristics of the relationship between teacher and students, and their influence on learning. The guiding concepts were based on theorists such as Vygotsky (1984) and Casassus (2009). Also, records from field journal were retaken for a re-reading and analysis based on the objectives proposed here. The discussions present in this study indicate that each individual is unique, since it is formed by a dialectic relationship that he has with the environment, in addition, he has within himself reason and emotion.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons