Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Rufo, Fernanda Fernandes | - |
dc.identifier.citation | RUFO, Fernanda Fernandes. Ludicidade no processo de ensino e aprendizagem no 3º ano do ensino fundamental. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um estudo sobre as contribuições do jogo lúdico no processo de ensino e aprendizagem matemática da criança, baseado nos estágios desenvolvidos e também nas minhas observações e práticas em sala de aula no 3º ano do ensino fundamental. Tem como tema: “Contribuições da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem no 3º ano do ensino fundamental” e como questão de investigação: “Como a ludicidade contribui na aprendizagem da criança de 3º Ano? ”. A matemática, vivenciada em minha vida, despertou-me o desejo de estudá-la. O trabalho tem como objetivos identificar como o lúdico pode colaborar no desenvolvimento da criança, bem como a importância do lúdico para contribuir na superação dos obstáculos do processo de aprendizagem matemática da criança. Envolver o educando e a criança sempre no processo de ensino e aprendizagem. Nesta investigação foram, sobre as contribuições do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Através das leituras e releituras bibliográficas se constituíram os encaminhamentos da proposta que permitem afirmar que a existência do lúdico se bem aplicado certamente ajudará no desenvolvimento da criança e no processo de ensino e aprendizagem. Através do lúdico, a criança pode aprender de forma prazerosa e muito significativa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.title | Ludicidade no processo de ensino e aprendizagem no 3º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-22T14:26:43Z | - |
dc.date.available | 2019-03-22T14:26:43Z | - |
dc.date.submitted | 2018-07-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21686 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work is a study about the contributions of the play game in the process of teaching and learning mathematics of the child, based on the stages developed and also in my observations and practices in the classroom in the 3rd year of elementary school. It has as its theme: "Contributions of playfulness in the teaching and learning process in the 3rd year of elementary school" and as a research question: "How does ludicity contribute to the learning of the third year?". Mathematics, experienced in my life, has awakened my desire to study it. The objective of this work is to identify how the playful can collaborate in the development of the child, as well as the importance of the playful one to contribute to overcoming the obstacles of the mathematical learning process of the child. Involve the student and the child in the process of teaching and learning. In this investigation were, on the contributions of the playful in the process of teaching and learning. Through the readings and bibliographical re-readings, proposals were made that allow us to affirm that the existence of the playful one, if applied well, will certainly help in the development of the child and in the process of teaching and learning. Through the playful, the child can learn in a pleasant and very meaningful way. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|