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Título: Solidão docente em contradição com o trabalho coletivo : um estudo a partir dos professores iniciantes/ingressantes da SEEDF
Autor(es): Sodré, Denize Oliveira Rodrigues
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Professores - formação
Práticas pedagógicas
Satisfação no trabalho
Data de apresentação: 12-Dez-2018
Data de publicação: 22-Mar-2019
Referência: SODRÉ, Denize Oliveira Rodrigues. Solidão docente em contradição com o trabalho coletivo: um estudo a partir dos professores iniciantes/ingressantes da SEEDF. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O início da carreira docente possui peculiaridades ligadas à sensação de temor e inseguranças iniciais desse processo de inserção. Considerando a relevância desse tema para o campo de formação dos professores, o objetivo do trabalho é compreender como os professores iniciantes/ingressantes da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) têm lidado com as dificuldades no trabalho docente, especificamente na perspectiva do trabalho individual solitário e a necessidade do trabalho coletivo na superação das dificuldades. São objetivos específicos: (1) compreender as principais dificuldades da inserção no trabalho docente; (2) buscar aspectos evidenciadores da solidão docente em contradição com a necessidade do trabalho coletivo; (3) compreender se há responsabilização individual dos professores sobre sua prática docente em detrimento do trabalho coletivo; (4) perceber como a lógica de individualização e competição influencia na falta de trabalho coletivo na escola. Esta pesquisa trata dos dados obtidos com a realização de 50 entrevistas realizadas com professores da SEEDF efetivados pelos concursos dos anos de 2010 e 2013. Para análise e sistematização dos dados, utilizamos o procedimento metodológico dos núcleos de significação. Desse modo, percebemos o isolamento nas dificuldades, a falta de acolhimento/recepção dos pares, e a imitação não reflexiva da prática dos pares, a constituição docente embasada, apenas, no cotidiano, a falta de apoio da equipe escolar, além da busca por elementos que esvaziam a profissão docente e aspectos que demonstram a responsabilização individual dos professores sobre sua prática docente em detrimento do trabalho coletivo.
Abstract: The beginning of the teaching career has its peculiarities related to the sensation of fear and to initial insecurities of this process of insertion. Considering the relevance of this theme to the teachers training field, the objective of this work is to understand how the beginning/entering teachers of the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) [State Department of Education of Federal District] have been dealing with the difficulties in the teaching work, specifically in the perspective of the individual solitary work and the necessity of collective work to overcome the difficulties. The specific objectives are to: (1) comprehend the main difficulties of the insertion into the teaching work; (2) search aspects that emphasize the teaching solitude in contradiction to the necessity of collective work; (3) comprehend if there is individual accountability of the teachers about their teaching practice to the detriment of the collective work; (4) perceive how the logic of individualization and competition influences the lack of collective work in school. This study analyses the data obtained from 50 interviews with teachers of the SEEDF hired in 2010 and 2013. To analyze and systematize the data it was used the nucleus of significance methodological procedure. Thus, it was perceived the isolation during difficulties, the lack of hospitality/reception from peers, and the non-reflexive imitation of peers, the teaching formation based only on the routine, the lack of support from the school staff, as well as the search for elements that empty the teaching profession out and aspects that demonstrate the individual accountability of teachers on their teaching practice to the detriment of the collective work.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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