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dc.contributor.advisorBuzar, Edeilce Aparecida Santos-
dc.contributor.authorSilva, Ariane Maria da-
dc.identifier.citationSILVA, Ariane Maria da. A constituição da identidade docente surda negra. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou como a identidade docente de um(a) professor(a) surdo(a) negro(a) se constitui. Tendo em vista a interseccionalidade entre as identidades docente, surda e negra e as especificidades que cada uma delas demanda, buscou-se compreender de que forma cada uma delas se constrói e como as três se relacionam e interpelam a identidade docente nos diversos momentos em que a prática da docência se apresenta. A pesquisa foi realizada a partir de uma metodologia qualitativa em que foram realizadas observações participantes em duas turmas distintas e entrevistas com os(as) professores(as) surdos(as) negros(as). Para fundamentar esta pesquisa utilizamos pensadores(as) e pesquisadores(as) que teorizam sobre identidades em um contexto mais amplo e geral; e também estudiosos de cada identidade específica citada: surda, negra e docente. Tendo como referências esses(as) estudiosos(as), procuramos entender as relações que existem e que possibilitam a constituição da identidade docente em um indivíduo que é surdo e negro. Ao fim desta pesquisa, foi possível perceber a relação direta que existe entre a compreensão mínima que o indivíduo tem de suas identidades negra e surda e a forma que lidará e se apropriará dos conhecimentos, responsabilidades e atribuições que o ser professor exige. Para tanto, é necessário certo conhecimento do social, das relações que estão postas e também da forma como a sociedade foi estruturada e alicerçada. Foi possível inferir também que, mesmo o sujeito estando alheio a alguma de suas identidades, a sociedade não está. Dessa forma, o indivíduo poderá ignorar a presença de sua identidade e do que está atrelado a ela, mas não escapará da forma como a sociedade o percebe e o categoriza a partir disso. Consequentemente, percebeu-se que a identidade docente do(a) professor(a) surdo(a) negro(a) possui suas próprias especificidades de formação e desenvolvimento, mas que esta perpassa as identidades negra e surda, sendo que estas últimas precisam fazer parte da consciência do educador, para que ele possa ter a primazia de suas ações enquanto professor(a).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subject.keywordNegros - identidade racialpt_BR
dc.subject.keywordPessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.titleA constituição da identidade docente surda negrapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-22T13:16:21Z-
dc.date.available2019-03-22T13:16:21Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21682-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research investigated how the identity of a black deaf teacher is constituted. Considering that there is a relation of intersectionality in the identity of the black and deaf teacher and the specificities that eah one one of them recquires, we also aimed at inderstanding in what ways these identities are built the identity of the teacher when acting as a teacher in the classroom. This was a qualitative research in which participant observations were carried out in two distinct interviews with both death and black teachers. As a theoretical basis in this research we based on researchers and thinkers which theorized on identities in a broader and general context ; also, scholars of each speific identity: the death, the black and the teacher. Having as a referential these scholar we aimed at understanding the relations which exist and which allow the consitution of the idendity of each individual who is black and death. At the end of this research it was possible to notice that there ia a striaght relation between the minimum understanding that the individual has of his deaf and black identities with the ways he/she will deal with it and will acquire the knowledge, responsbilities and attributions which the teacher recquires. Threfore, it is nescessary that a certain social knowledge, of the relations which are stablished and also how society was structured and rooted. I was possible to infer also that even if the subect is unaware of some of his/her identities, society is not aware. This way, The individual may ignore the existence of his/her identity and what is related to it, but it will not escape how society will categorize and perceive from this same identity. Consequently, it was noticed that the teaching identity of the black and deaf teacher has of his/her development and formation specificities, but it perspasses the black and deaf identities, of which these last ones need to be aware that the black and deaf teacher may have the preference of his/her acts as a teacher.pt_BR
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