Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Buzar, Edeilce Aparecida Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Ariane Maria da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ariane Maria da. A constituição da identidade docente surda negra. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou como a identidade docente de um(a) professor(a) surdo(a) negro(a) se
constitui. Tendo em vista a interseccionalidade entre as identidades docente, surda e negra e as
especificidades que cada uma delas demanda, buscou-se compreender de que forma cada uma
delas se constrói e como as três se relacionam e interpelam a identidade docente nos diversos
momentos em que a prática da docência se apresenta. A pesquisa foi realizada a partir de uma
metodologia qualitativa em que foram realizadas observações participantes em duas turmas
distintas e entrevistas com os(as) professores(as) surdos(as) negros(as). Para fundamentar esta
pesquisa utilizamos pensadores(as) e pesquisadores(as) que teorizam sobre identidades em um
contexto mais amplo e geral; e também estudiosos de cada identidade específica citada: surda,
negra e docente. Tendo como referências esses(as) estudiosos(as), procuramos entender as
relações que existem e que possibilitam a constituição da identidade docente em um indivíduo
que é surdo e negro. Ao fim desta pesquisa, foi possível perceber a relação direta que existe
entre a compreensão mínima que o indivíduo tem de suas identidades negra e surda e a forma
que lidará e se apropriará dos conhecimentos, responsabilidades e atribuições que o ser
professor exige. Para tanto, é necessário certo conhecimento do social, das relações que estão
postas e também da forma como a sociedade foi estruturada e alicerçada. Foi possível inferir
também que, mesmo o sujeito estando alheio a alguma de suas identidades, a sociedade não
está. Dessa forma, o indivíduo poderá ignorar a presença de sua identidade e do que está
atrelado a ela, mas não escapará da forma como a sociedade o percebe e o categoriza a partir
disso. Consequentemente, percebeu-se que a identidade docente do(a) professor(a) surdo(a)
negro(a) possui suas próprias especificidades de formação e desenvolvimento, mas que esta
perpassa as identidades negra e surda, sendo que estas últimas precisam fazer parte da
consciência do educador, para que ele possa ter a primazia de suas ações enquanto
professor(a). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros - identidade racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência auditiva | pt_BR |
dc.title | A constituição da identidade docente surda negra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-22T13:16:21Z | - |
dc.date.available | 2019-03-22T13:16:21Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21682 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigated how the identity of a black deaf teacher is constituted. Considering
that there is a relation of intersectionality in the identity of the black and deaf teacher and the
specificities that eah one one of them recquires, we also aimed at inderstanding in what ways
these identities are built the identity of the teacher when acting as a teacher in the classroom.
This was a qualitative research in which participant observations were carried out in two
distinct interviews with both death and black teachers. As a theoretical basis in this research
we based on researchers and thinkers which theorized on identities in a broader and general
context ; also, scholars of each speific identity: the death, the black and the teacher. Having as
a referential these scholar we aimed at understanding the relations which exist and which allow
the consitution of the idendity of each individual who is black and death. At the end of this
research it was possible to notice that there ia a striaght relation between the minimum
understanding that the individual has of his deaf and black identities with the ways he/she will
deal with it and will acquire the knowledge, responsbilities and attributions which the teacher
recquires. Threfore, it is nescessary that a certain social knowledge, of the relations which are
stablished and also how society was structured and rooted. I was possible to infer also that
even if the subect is unaware of some of his/her identities, society is not aware. This way, The
individual may ignore the existence of his/her identity and what is related to it, but it will not
escape how society will categorize and perceive from this same identity. Consequently, it was
noticed that the teaching identity of the black and deaf teacher has of his/her development and
formation specificities, but it perspasses the black and deaf identities, of which these last ones
need to be aware that the black and deaf teacher may have the preference of his/her acts as a
teacher. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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