Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CamilaCarneiroDeMendoncaFernandes_tcc.pdf443,11 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
dc.contributor.authorFernandes, Camila Carneiro de Mendonça-
dc.identifier.citationFERNANDES, Camila Carneiro de Mendonça. Disciplina positiva: uma mudança de paradigma. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como proposta mostrar as mudanças relacionadas à infância ao longo dos séculos, principalmente no que diz respeito à disciplina. Essa, atualmente, é pauta para a melhoria comportamental das crianças, tendo em vista em uma realidade na qual elas são totalmente capazes de questionar e desafiar a liderança dos adultos. Sabendo da importância que a disciplina tem para o desenvolvimento da pessoa, o trabalho a seguir apresenta uma alternativa que foge dos extremismos denominada Disciplina Positiva (DP). A DP contempla conceitos como gentileza, firmeza, senso de pertencimento e de significância, apresenta-se como eficaz a longo prazo, no ensino de habilidades de vida e desenvolve capacidades. Utiliza ferramentas como respeito mútuo, tentando identificar a crença por trás do mau comportamento e trabalhando para uma comunicação eficaz e habilidade para resolver problemas, sendo uma disciplina que ensina e concentrada em soluções e incentivo. Por fim, são abordados, exemplos práticos a fim de mostrar uma nova filosofia determinada a fortalecer o aprendizado diário com intuito de preparar as crianças para a vida.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordPsicologia infantilpt_BR
dc.subject.keywordDisciplina da criançapt_BR
dc.titleDisciplina positiva : uma mudança de paradigmapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-22T13:06:47Z-
dc.date.available2019-03-22T13:06:47Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21681-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research had the proposal to show conceptions related to childhood over the centuries, especially the discipline. This is currently a guideline for children's behavioral improvement, in view of a reality in which they are fully capable of challenging and challenging adult leadership. Knowing the importance that the discipline has for the development of the person, the following work, brings an alternative that escapes from the extremisms denominated Positive Discipline. DP considers concepts such as gentleness, firmness, sense of belonging and significance, presenting as effective in the long term, which teaches life skills and develops abilities. It uses tools such as mutual respect, trying to identify the belief behind bad behavior and working for effective communication and problem-solving skills, being a discipline that teaches and focuses on solutions and encouragement. Finally, examples were presented to show a new philosophy determined to strengthen daily learning in order to prepare children for life.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons