Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21677
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnnaCarolinaSouzaDeCarvalho_tcc.pdf2,15 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorCarvalho, Anna Carolina Souza de-
dc.identifier.citationCARVALHO, Anna Carolina Souza de. Os espaços-tempo de formação na construção da identidade: uma metamorfose docente. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo compreender a influência dos espaços-tempos de formação na construção da identidade docente. Trata-se de um estudo realizado por meio de uma investigação com base nas próprias experiências formativas. A metodologia, pautada na pesquisa autobiográfica possibilitou a compreensão da relação entre eu e o mundo, eu e o outro, eu e o social e eu e a história da autora possibilitando a reflexão acerca dos trajetos vivenciados. Em sua fundamentação teórica, o trabalho reúne um estudo a partir da concepção de diversos autores sobre os conceitos de identidade docente, formação docente (inicial e continuada) e espaços-tempo de formação. Os resultados da pesquisa revelam que a construção da identidade docente é um processo que abrange mais do que a formação continuada e a formação inicial, ela engloba nessa “metamorfose” os espaços-tempo e as subjetividades das experiências para cada sujeito.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.titleOs espaços-tempo de formação na construção da identidade : uma metamorfose docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-22T11:38:49Z-
dc.date.available2019-03-22T11:38:49Z-
dc.date.submitted2018-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21677-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present research, with qualitative nature, has the comprehension of the influence that spaces-times formation has on the construction of teacher identity. This study was made by investigation with base on formatives experiences. The methodology present on this research is the autobiographical which made possible the comprehension of the relationship between “I/me” and the world, “me” and the other, “me” and the social, and “me” and the author’ history, thanks to that it is possible to do a reflection about paths that people took on their life. On the theoretical foundation, the research uses a myriad of authors’ opinions about the concepts of the teacher identity, the teacher formation (initial and continued), and space-time of the formation. The results of the research show us that the construction of the teacher identity is a wide process, that not only takes in consideration the continued formation, and initial formation, but also the concepts of space-time and the subjective experiences that each one has.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons