Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21660
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ThiagoRamirisPereiraCardoso.pdf1,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Trajetória dos Doutores em Ciências Contábeis do Programa Multiinstitucional da UNB/UFPB/UFRN : uma perspectiva sob o perfil Lattes
Autor(es): Cardoso, Thiago Ramiris Pereira
Orientador(es): Vieira, Eduardo Tadeu
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Estudantes de pós-graduação
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 19-Mar-2019
Referência: CARDOSO, Thiago Ramiris Pereira. Trajetória dos Doutores em Ciências Contábeis do Programa Multiinstitucional da UNB/UFPB/UFRN: uma perspectiva sob o perfil Lattes. 2017. 59 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A evolução no número de cursos de pós-graduação stricto sensu já é realidade no Brasil, sobretudo na área contábil. Sua expansão ganhou força com a criação do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFPE/UFRN, que teve como norteador a formação de quadro docente nas instituições de ensino das regiões Nordeste e Centro-Oeste. A pesquisa possui o objetivo central de identificar e analisar o perfil dos doutores titulados pelo Programa. O estudo caracteriza-se como descritivo e foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisados os Currículos Lattes da população (48) e classificadas as informações de gênero, trajetória acadêmica, atuação profissional, vínculo institucional e orientações concluídas. Os resultados demonstraram que a maioria do curso é formada por homens (66,67%); bacharéis em Ciências Contábeis (83,33%); não realizaram pós-doutorado ou similares (95,83%); possuem vínculo principal com a academia (83,33%); lecionam em instituições públicas de ensino superior (89,57%), preponderante nas regiões objetos do Programa; a remuneração média é superior nas atividades vinculadas ao mercado e em especial aos egressos oriundos do núcleo Brasília; na contribuição acadêmica, observou-se o favoritismo por orientações de graduação e especialização, ao passo em que o número de dissertações e teses foi pequeno ou nulo. Conclui-se, portanto, que os objetivos do Programa foram em essência alcançados, tendo em vista, dentre outros fatores, que a maioria dos egressos optou em seguir no campo acadêmico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.