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Título: Inclusão escolar de um aluno autista : o processo de ser e estar incluído
Autor(es): Araújo, Yasminne Medeiros
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Autismo em crianças
Educação inclusiva
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 19-Mar-2019
Referência: ARAÚJO, Yasminne Medeiros. Inclusão escolar de um aluno autista: o processo de ser e estar incluído. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo tem por finalidade investigar o processo de inclusão dos alunos com autismo em classes regulares de ensino, em uma escola inclusiva do Distrito Federal. Objetiva-se identificar como a escola e os professores se preparam para o processo de inclusão. A pesquisa desenvolve-se a partir de uma abordagem qualitativa, entrevistas semiestruturadas, observação participante e através da construção do diário de campo. Os conceitos norteadores utilizados foram alicerçados em teóricos como Carvalho(2010), Orrú(2012), Cavalcanti e Rocha(2001), Silva, Gaiato e Reveles(2012), Mantoan(2003). A pesquisa tem a intenção de acompanhar a pratica pedagógica com alunos com autismo, sua inserção na classe regular e assim abordar como ocorre o processo de inclusão. Considera-se a partir da pesquisa que a inclusão no espaço escolar só será realmente efetiva, mediante a participação dos atores e autores envolvidos nesse processo, pois a partir do momento que a escola se preocupa com a inclusão e os professores respeitam e entendem as especificidades de cada aluno o processo de inclusão se torna algo natural. Desse modo, a inclusão passa a ser um processo de transformação das escolas.
Abstract: The present study aims to investigate the process of inclusion of students with autism in regular classrooms in an inclusive school in the Federal District. Its objective is to identify how the school and teachers prepare for the inclusion process. The research develops from a qualitative approach, semi-structured interviews, participant observation and through the information gathered in the field diary. The guiding concepts used were based on theorists such as Carvalho (2010), Orrú (2012), Cavalcanti e Rocha (2001), Silva, Gaiato and Reveles (2012), Mantoan (2003). The research intends to follow the pedagogical practice with students with autism, its insertion in the regular class and, therefore, approach how the inclusion process occurs. It is considered from the research that the inclusion in the school space will only be truly effective, through the participation of the actors and authors involved in this process, since once the school is concerned with inclusion and the teachers respect and understand the specificities of each student the inclusion process becomes something natural. In this way, inclusion becomes a process of transformation of schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.
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