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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Paula Maria Cobucci Ribeiro-
dc.contributor.authorFreitas, Gabriela Oliveira de-
dc.identifier.citationFREITAS, Gabriela Oliveira de. O programa educador social voluntário: uma experiência formativa com uma aluna surda. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta experiências pessoais vivida em um programa do governo como Educadora Social Voluntária. Nesse sentido, foi utilizado como base referencial sobre o programa, editais e artigos explicando e relatando o funcionamento do programa. Nesse sentido o trabalho relata contribuições do papel da mediação da Educadora Social Voluntária em uma escola pública do Distrito Federal, com uma aluna surda. Foram feitas observações e também exercido o programa durante o ano letivo com a aluna surda. Além disso, o trabalho busca apresentar conceitos sobre Língua de Sinais e sobre a Lei Federal da Língua Brasileira de Sinais, para o desenvolvimento da compreensão do leitor. Foi possível concluir que a educação vem sendo evoluída com o passar dos anos quando diz respeito à educação inclusiva. Porém, precisamos sempre estar em constante evolução, sempre procurando melhorar nossa sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleO programa educador social voluntário : uma experiência formativa com uma aluna surdapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-19T13:06:42Z-
dc.date.available2019-03-19T13:06:42Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21654-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present work presents personal experiences lived in a government program as Volunteer Social Educator. In this sense, it was used as a reference base on the program, announcements and articles explaining and reporting the program's operation. In this sense, the paper reports contributions of the mediation role of the Voluntary Social Educator in a public school in the Federal District, with a deaf student. Observations were made and the program was also carried out during the school year with the deaf student. In addition, the paper seeks to present concepts about Sign Language and the Federal Law of the Brazilian Sign Language, for the development of the reader's understanding. It was possible to conclude that education has been evolving over the years when it comes to inclusive education. However, we must always be in constant evolution, always seeking to improve our society.pt_BR
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