Título: | Reflexões sobre educação e espiritualidade |
Autor(es): | Cardoso, Mariana Pireneus |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Espiritualidade Educação integral |
Data de apresentação: | 3-Fev-2017 |
Data de publicação: | 19-Mar-2019 |
Referência: | CARDOSO, Mariana Pireneus. Reflexões sobre educação e espiritualidade. 2017. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Esse ensaio foi realizado como Trabalho de Conclusão de Curso do curso de pedagogia da Universidade de Brasília, ele é resultado de um “trilhar pedagógico” e das vivências Históricos-Culturais da autora. O trabalho consiste na reflexão entre educação e espiritualidade.
As reflexões levantas pela a autora se iniciam por meio das inquietações que surgem a partir da própria experiência da educação atual, que possui caráter racionalista, com isso, anseia por uma educação que vise englobar e valorizar as demais dimensões humanas. Dimensões que foram desvalorizadas ao longo da história, mas que hoje emergem da necessidade de uma educação que trabalhe além da intelectualidade, outros pilares de formação humana: o pilar emocional e espiritual, que há muito foram esquecidos.
A espiritualidade tratada na pesquisa como uma dimensão humana que possui uma relação dialética com a religião, mas não é vinculada a nenhuma prática religiosa, por fim, reflete de que maneira espaços educativos poderiam se constituir num espaço que proporcione de vivência da espiritualidade para o desenvolvimento pleno do individuo. |
Abstract: | This essay was carried out as a Course Completion Work of the course of peda-gogy of the University of Brasilia, it is the result of a pedagogical approach and the so-cio-cultural experiences of the author. The work consists in the reflection between edu-cation and spirituality. The reflections raised by the author start from the restlessness that emerges from the very experience of current education, which has a rationalist character, with that the search for an education that aims to encompass and value the other human di-mensions. Dimensions that have been devalued throughout history, but which today emerge from the need for an education that works beyond the intellectual, other pillars of human formation, the emotional and spiritual pillar, which have long since been for-gotten. The spirituality raised in research is a human dimension and has a dialectical re-lationship with religion, but it is not linked to any religious practice and, finally, regard-ing the reflection of how educational spaces could be constituted in a space that pro-vides the experience of the Spirituality for the full development of the individual. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|