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dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorSalles, Thais Boaventura-
dc.identifier.citationSALLES, Thais Boaventura. A prática pedagógica na educação infantil: meio ou fim? 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia emerge de uma série de inquietações a partir de observações da rotina diária das crianças em uma sala de Educação Infantil como estagiária em Pedagogia. Teoricamente, as atividades propostas devem ser um meio para aquisição e construção de conhecimentos ou devem ter um fim em si mesmas, ocorrendo sem objetivos pedagógicos que tenham consequências no desenvolvimento infantil? Na prática, as atividades que são propostas carregam em si intencionalidade pedagógica ou somente são dadas ao acaso de maneira aleatória? Tais desassossegos foram incorporados e assim traduzidos em problemáticas com o intuito de serem analisados e ponderados à luz dos conhecimentos relativos à Educação Infantil, ao Planejamento Escolar e ao desenvolvimento infantil. Foram realizadas observações participantes em uma turma de Educação Infantil da rede pública do Distrito Federal. Resultados sugerem que a falta de proposição e planejamento das ações docentes tem consequências negativas no desenvolvimento das possibilidades de aprendizagem, especialmente, com crianças que necessitam de maior atenção. Conclui-se que a qualidade das mediações pedagógicas dos docentes é imprescindível para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordPlanejamento educacionalpt_BR
dc.titleA prática pedagógica na educação infantil : meio ou fim?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-03-18T11:44:48Z-
dc.date.available2019-03-18T11:44:48Z-
dc.date.submitted2018-06-21-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/21641-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This monograph emerges from a series of concerns from observations of the daily routine of children in an Early Childhood’s classroom as a pre-service teacher. Theoretically, should the activities in Early Childhood Education be a mean, mediate, knowledge construction and acquisition or should them be an end, occurring without pedagogical objectives oriented to child development? In practice, do Early Childhood Education activities carry out pedagogical intentionality or are they randomly selected? Such issues were turned into research problem to be discussed theoretically and in practice based on literature in Early Childhood Education, School Planning and child development. Participant observations were made within a class of Early Childhood Education of Federal District’s public school. Results suggest that the lack of proposition and planning of teaching actions has negative consequences on the development of learning possibilities, especially with children who need more attention, like special children. It is concluded that the quality of teachers' pedagogical mediations is essential for improving the teaching-learning process.pt_BR
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