Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cavalcanti, Maria Mônica Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Lima, Carleusa Moreira Farias | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Carleusa Moreira Farias. Estudantes com deficiência: desafios enfrentados no contexto escolar. 2011. 52 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Considerando os princípios de “igualdade de oportunidade” e “educação para todos”, a legislação brasileira assegura o direito ao ensino a estudantes com deficiência, entretanto não garantem a sua permanência no ambiente escolar, nem tampouco a qualidade do ensino ofertado. Assim sendo, é preciso que os professores almejem contribuir para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de todos os alunos e promovam práticas educativas efetivamente inclusivas que permitam a todos os estudantes, incluindo aqueles com deficiência, oportunidades de desenvolvimento, aprendizagem e inserção social. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as principais dificuldades com relação ao processo de inclusão educacional, na perspectiva de professores e pais de estudantes com necessidades educacionais especiais – NEEs. Participaram da pesquisa 4 pais e 12 professores de estudantes com NEEs, alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública de Alexânia- GO. Os dados foram levantados por meio de aplicação de questionários a pais e professores de estudantes com NEEs. A análise dos resultados revelou que os professores se percebem como despreparados para atuar junto a estudantes com NEEs em decorrência da ineficiente formação relacionada à perspectiva educacional inclusiva. Este estudo também evidenciou a insatisfação dos pais de estudantes com NEEs quanto ao processo educacional implementado pela escola. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Estudantes deficientes | en |
dc.subject.keyword | Professores de educação especial - formação | en |
dc.title | Estudantes com deficiência : desafios enfrentados no contexto escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-11-18T15:49:56Z | - |
dc.date.available | 2011-11-18T15:49:56Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-18T15:49:56Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2162 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2162 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|