Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2161
Título: | A inclusão do adolescente com sintomas depressivos no contexto escolar |
Autor(es): | Monasterio de la Menza, Paola Mariel |
Orientador(es): | Avila, Nadja Ramos de |
Assunto: | Depressão Inteligência emocional Socialização Emoções nos adolescentes Marginalidade social Inclusão escolar |
Data de apresentação: | Abr-2011 |
Data de publicação: | 18-Nov-2011 |
Referência: | MONASTERIO DE LA MENZA, Paola Mariel. A inclusão do adolescente com sintomas depressivos no contexto escolar. 2011. 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este trabalho pretende abordar a inclusão de alunos com sintomas depressivos e suas questões histórico-culturais no contexto escolar. O objetivo é analisar a subjetividade social do sujeito adolescente e confrontá-lo com a subjetividade individual destacando os sintomas depressivos como resultado deste conflito. A perspectiva histórico-cultural de Vigotski aborda as relações entre a linguagem e o sujeito adolescente e a teoria da subjetividade de Fernando Gonzalez Rey diz a respeito do sentido subjetivo que o sujeito adolescente constrói do contexto social. Os resultados alcançados com a coleta de dados permite inferir uma significativa porcentagem de adolescentes em conflito na elaboração das suas posições pessoais subjetivas e uma configuração subjetiva de instabilidade sócio-familiar que o torna emocionalmente instável. Este trabalho permitiu compreender a construção das subjetividades sociais na adolescência inserido no contexto exclusão social, assim como também para tomar consciência da importância de formar em e para a inteligência emocional; procurando maior alteridade na comunidade escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2161 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons