Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2161
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PaolaMarielMonasteriodelaMenza.pdf533,91 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAvila, Nadja Ramos de-
dc.contributor.authorMonasterio de la Menza, Paola Mariel-
dc.identifier.citationMONASTERIO DE LA MENZA, Paola Mariel. A inclusão do adolescente com sintomas depressivos no contexto escolar. 2011. 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste trabalho pretende abordar a inclusão de alunos com sintomas depressivos e suas questões histórico-culturais no contexto escolar. O objetivo é analisar a subjetividade social do sujeito adolescente e confrontá-lo com a subjetividade individual destacando os sintomas depressivos como resultado deste conflito. A perspectiva histórico-cultural de Vigotski aborda as relações entre a linguagem e o sujeito adolescente e a teoria da subjetividade de Fernando Gonzalez Rey diz a respeito do sentido subjetivo que o sujeito adolescente constrói do contexto social. Os resultados alcançados com a coleta de dados permite inferir uma significativa porcentagem de adolescentes em conflito na elaboração das suas posições pessoais subjetivas e uma configuração subjetiva de instabilidade sócio-familiar que o torna emocionalmente instável. Este trabalho permitiu compreender a construção das subjetividades sociais na adolescência inserido no contexto exclusão social, assim como também para tomar consciência da importância de formar em e para a inteligência emocional; procurando maior alteridade na comunidade escolar.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDepressãoen
dc.subject.keywordInteligência emocionalen
dc.subject.keywordSocializaçãoen
dc.subject.keywordEmoções nos adolescentesen
dc.subject.keywordMarginalidade socialen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titleA inclusão do adolescente com sintomas depressivos no contexto escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2011-11-18T15:48:08Z-
dc.date.available2011-11-18T15:48:08Z-
dc.date.issued2011-11-18T15:48:08Z-
dc.date.submitted2011-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2161-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons