Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Avila, Nadja Ramos de | - |
dc.contributor.author | Monasterio de la Menza, Paola Mariel | - |
dc.identifier.citation | MONASTERIO DE LA MENZA, Paola Mariel. A inclusão do adolescente com sintomas depressivos no contexto escolar. 2011. 45 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende abordar a inclusão de alunos com sintomas depressivos e suas questões histórico-culturais no contexto escolar. O objetivo é analisar a subjetividade social do sujeito adolescente e confrontá-lo com a subjetividade individual destacando os sintomas depressivos como resultado deste conflito. A perspectiva histórico-cultural de Vigotski aborda as relações entre a linguagem e o sujeito adolescente e a teoria da subjetividade de Fernando Gonzalez Rey diz a respeito do sentido subjetivo que o sujeito adolescente constrói do contexto social. Os resultados alcançados com a coleta de dados permite inferir uma significativa porcentagem de adolescentes em conflito na elaboração das suas posições pessoais subjetivas e uma configuração subjetiva de instabilidade sócio-familiar que o torna emocionalmente instável. Este trabalho permitiu compreender a construção das subjetividades sociais na adolescência inserido no contexto exclusão social, assim como também para tomar consciência da importância de formar em e para a inteligência emocional; procurando maior alteridade na comunidade escolar. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Depressão | en |
dc.subject.keyword | Inteligência emocional | en |
dc.subject.keyword | Socialização | en |
dc.subject.keyword | Emoções nos adolescentes | en |
dc.subject.keyword | Marginalidade social | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.title | A inclusão do adolescente com sintomas depressivos no contexto escolar | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2011-11-18T15:48:08Z | - |
dc.date.available | 2011-11-18T15:48:08Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-18T15:48:08Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2161 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2161 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|