Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21619
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AndreiaCarinaSantosGusmao_tcc.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A isogravura na prática pedagógica para o ensino das artes visuais no ensino médio
Autor(es): Gusmão, Andreia Carina Santos
Orientador(es): Menezes, Tatiana Duarte
Assunto: Artes visuais
Gravura
Xilogravura
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 12-Mar-2019
Referência: GUSMÃO, Andreia Carina Santos. A isogravura na prática pedagógica para o ensino das artes visuais no ensino médio. 2018. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos - São Paulo, 2018.
Resumo: Este presente trabalho tem como objetivo verificar como a isogravura pode ser utilizada como recurso pedagógico na disciplina de Artes Visuais. Essa investigação apresenta também as experiências vividas na disciplina de artes visuais e dos alunos da Escola Estadual Professora Maria Scannavino, com as turmas da 1ª série do Ensino Médio, alunos na faixa etária dos 14 anos, oportunizando a eles o ensino da teoria e da prática de técnica em gravuras, como a isogravura, podendo assim aprimorar o aprendizado dos alunos nas aulas de artes visuais. Entretanto, permitindo o trabalho individual e em grupo, desenvolvendo as ações do processo de criação através de suas capacidades inovadoras, podendo, através de suas habilidades, aprimorarem a produção artística, fazendo riscos, cores vivas e utilizando materiais diversos para o aperfeiçoamento em relação ao ambiente estudado, sendo que os materiais utilizados pelos estudantes nas técnicas da isogravura foram o isopor, sendo encontrado facilmente por ser um objeto de baixo custo, assim todos os alunos tiveram a oportunidade de realizar estas atividades. Os alunos, nesta prática pedagógica, realizaram a impressão de isogravura, os materiais utilizados: isopor, tinta gráfica ou guache, papel A4, rolo, lápis, entre outros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21619
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.