Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/21618
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaCristinaDoNascimentoMartins_tcc.pdf959,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O espaço das artes no fazer artístico das escolas de Tarauacá
Autor(es): Martins, Ana Cristina do Nascimento
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Artes visuais - estudo e ensino
Espaço (Arte)
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 12-Mar-2019
Referência: MARTINS, Ana Cristina do Nascimento. O espaço das Artes no fazer artístico das Escolas de Tarauacá. 2018. 44f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tarauacá - Acre, 2018.
Resumo: No âmbito da escola as crianças passam a conviver com diversas manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais. Tais manifestações oferecidas principalmente pela disciplina de Artes visuais lhes possibilitam experiências significativas através da pintura, modelagem, colagem,fotografia, música, o teatro, a dança etc. Contudo para que o ensino de artes ofereça esse aprendizado, faz necessário ter um espaço físico adequado para a realização do fazer artístico. Partindo dessa problemática, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discorrer sobre a importância do espaço físico adequado para o ensino e práticas de Artes no município de Tarauacá-Acre, apresentando uma abordagem qualitativa, através do método de entrevista semiestruturada com gestores e professores de duas escolas municipais e duas escolas estaduais, assim como também utilizou-se a observação dos espaços alternativos destinados ao ensino e as atividades práticas de Artes nas quatros escolas pesquisas. Os resultados refletem a deficiência e carência de espaços destinados ao ensino de artes visuais nas escolas pesquisadas, assim como a falta de profissionais graduados na área para compor o corpo docente das escolas. Para fundamentação desta pesquisa, utilizou-se as concepções deBarbosa (2007,2008 e 2010), Cavalhero (2013), dentre outros que retratam sobre o tema, assim como a idéia de Amaral (2014) para um espaço físico adequado para o ensino de Artes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21618
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.