Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana | - |
dc.contributor.author | Martins, Ana Cristina do Nascimento | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ana Cristina do Nascimento. O espaço das Artes no fazer artístico das Escolas de Tarauacá. 2018. 44f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Tarauacá - Acre, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | No âmbito da escola as crianças passam a conviver com diversas manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais. Tais manifestações oferecidas principalmente pela disciplina de Artes visuais lhes possibilitam experiências significativas através da pintura, modelagem, colagem,fotografia, música, o teatro, a dança etc. Contudo para que o ensino de artes ofereça esse aprendizado, faz necessário ter um espaço físico adequado para a realização do fazer artístico. Partindo dessa problemática, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo discorrer sobre a importância do espaço físico adequado para o ensino e práticas de Artes no município de Tarauacá-Acre, apresentando uma abordagem qualitativa, através do método de entrevista semiestruturada com gestores e professores de duas escolas municipais e duas escolas estaduais, assim como também utilizou-se a observação dos espaços alternativos destinados ao ensino e as atividades práticas de Artes nas quatros escolas pesquisas. Os resultados refletem a deficiência e carência de espaços destinados ao ensino de artes visuais nas escolas pesquisadas, assim como a falta de profissionais graduados na área para compor o corpo docente das escolas. Para fundamentação desta pesquisa, utilizou-se as concepções deBarbosa (2007,2008 e 2010), Cavalhero (2013), dentre outros que retratam sobre o tema, assim como a idéia de Amaral (2014) para um espaço físico adequado para o ensino de Artes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaço (Arte) | pt_BR |
dc.title | O espaço das artes no fazer artístico das escolas de Tarauacá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-03-12T12:08:12Z | - |
dc.date.available | 2019-03-12T12:08:12Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/21618 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.21618 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|